Projeto da Prefeitura de Brusque é contemplado pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente

O projeto elaborado pela Prefeitura de Brusque para recuperação da mata ciliar no entorno das estações de captação do Samae foi um dos 10 contemplados pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente, principal fundo público de fomento ambiental do Brasil. No total, 417 propostas de diferentes entidades e organizações de todo o país pleitearam o recurso e Brusque foi a única prefeitura do Brasil a ter um projeto selecionado.

Para execução dos trabalhos o FNMA irá disponibilizar R$ 290 mil que serão utilizados na criação de uma estufa e de um sistema de irrigação, além da aquisição de um veículo, bandeja semeadora e outros materiais necessários para plantação.

A coordenadora de Educação Ambiental, Kelle Henschel, explica que o projeto começou a ser elaborado no início do ano e deverá beneficiar toda a cidade. "Nesse primeiro momento vamos recuperar o entorno dessas áreas, mas a estrutura permanecerá na cidade e poderemos ampliar a recuperação ambiental para todo o município", comemora.

A nova estufa será criada no terreno do Horto Florestal, que já possui uma área destinada para o fim. A implantação da nova estrutura será feita por etapas monitoradas pelos representantes do FNMA. De acordo com Kelle, a execução do projeto é bastante minuciosa e deve obedecer a critérios rigorosos.

Educação Ambiental

Além da criação de um viveiro de plantas nativas, Brusque contará em breve com um viveiro educador. O espaço será erguido no mesmo terreno do Horto Florestal e servirá como base para que os estudantes de toda a cidade possam ter aulas de educação ambiental ao ar livre. "Estamos muito contentes, pois agora nossa cidade terá dois novos espaços voltados à preservação do meio ambiente", destaca Kelle.

Projeto

O projeto atuará na recuperação da cobertura florestal de áreas degradadas e alteradas ao longo do Rio Itajaí-mirim e seus afluentes, com ênfase à montante dos seis sistemas independentes de captação de água bruta no município de Brusque, totalizando uma área de aproximadamente 60 hectares a ser reflorestada através do plantio de 66.660 mudas arbóreas de espécies nativas do bioma Mata Atlântica.

FNMA

O Fundo Nacional do Meio Ambiente foi criado há 21 anos e hoje é referência pelo processo transparente e democrático na seleção de projetos. Seu conselho deliberativo, composto de 17 representantes de governo e da sociedade civil, garante a transparência e o controle social na execução de recursos públicos destinados a projetos socioambientais em todo o território nacional. Ao longo de sua história, foram 1.400 projetos socioambientais apoiados e recursos da ordem de R$ 230 milhões voltados às iniciativas de conservação e de uso sustentável dos recursos naturais.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Brusque

Comentar notícia