Professores de Indaial participam da 8º Bienal do Mercosul

O município de Indaial marcou presença da 8ª edição da Bienal do Mercosul, que teve início no dia 10 de setembro e segue até o dia 15 de novembro em Porto Alegre. Marcaram presença nos dias 30 de setembro a 2 de outubro, os professores da Educação Infantil que participam do Projeto Arte na Escola e professores de Arte da Secretaria de Educação do município de Indaial. Segundo os participantes a presença deles na Bienal teve como foco buscar novas informações para inovar e qualificar as ações em sala de aula. O programa pedagógico contribuiu para relacionar à prática das profissionais com diferentes formas de entender a pedagogia e sua relação com a arte.

A 8ª edição da Bienal do Mercosul – Ensaios de Geopoética tem como tema o território e sua redefinição crítica a partir de uma perspectiva artística. Reúne 105 artistas oriundos de 31 países que tratam de tópicos relevantes para essa discussão: mapeamento, colonização, fronteira, aduana, alianças transnacionais, construções geopolíticas, localidade, viajantes científicos, nação e política. Entre as obras apresentadas para o público destaca-se a arte utilizada como instrumento pedagógico para obter um maior conhecimento do mundo. É um convite aos participantes à reflexão a respeito do que é uma nação e suas fronteiras.

Como diferencial da Bienal do Mercosul em relação a outras bienais no mundo, o Projeto Pedagógico está presente em toda a estrutura conceitual. As diversas linhas de ação curatorial foram concebidas também como ações pedagógicas. O Projeto Pedagógico da 8ª Bienal do Mercosul contempla atividades de formação de professores, curso para formação de mediadores, oficinas, palestras, seminários, publicações destinadas a diversos públicos e, visitas guiadas.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Indaial

Comentar notícia