A Caixa Econômica Federal iniciará, na próxima segunda-feira (24), o atendimento para liberação do saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aos trabalhadores, em decorrência das chuvas em Santa Catarina. O atendimento começará em sete municípios que decretaram estado de calamidade ou situação de emergência, conforme a lei 8.036/90, e depois será ampliado para outras localidades.
Nos municípios com declaração de situação de emergência, os trabalhadores residentes nas áreas atingidas e informadas pelo município têm direito a sacar o valor existente, limitado a R$ 5.400 por conta de FGTS. É preciso ter saldo em conta para realizar o resgate.
Já o trabalhador que reside em município onde foi reconhecido estado de calamidade pública, poderá sacar o valor integral de suas contas de FGTS, conforme decreto presidencial 7.571/11 de 28 de setembro.
Para os valores até R$ 1 mil, o recebimento poderá ser realizado em lotéricas, autoatendimento ou nas agências da CAIXA, para quem tiver o Cartão do Cidadão com senha. A vantagem dessa opção é que a retirada poderá ser feita em horário comercial, mais amplo que o de atendimento bancário. Para valores até R$ 300 o trabalhador poderá cadastrar uma senha diretamente nas Centrais de Atendimento e sacar nos mesmos locais acima, sem o uso do cartão.
A CAIXA divulgará, em breve, cronograma de força tarefa de atendimento em centrais que estão sendo preparadas em nove municípios do Vale do Itajaí (SC).
CRONOGRAMA DE ATENDIMENTO:
Ascurra
Estado de Emergência
Período: 26/10 e 27/10
Endereço: Ginásio de Esportes de Ascurra
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A LIBERAÇÃO DO SAQUE FGTS POR CALAMIDADE/EMERGÊNCIA:
– Carteira de Identidade e CPF – Original e fotocópia;
– Carteira de Trabalho – Original e fotocópia das páginas onde constam a foto e qualificação civil (no verso da foto), todos os contratos de trabalho e número do PIS;
A CAIXA orienta que, no caso de extravio ou perda da CTPS, o trabalhador providencie nova carteira, e solicite ao INSS o CNIS (documento onde constam os vínculos empregatícios).
– Comprovante de endereço e nome do trabalhador – Original e fotocópia emitido até 120 dias antes do evento, ou seja, de 12/05/2011 a 08/09/2011;
A prova de residência do trabalhador, cujo comprovante de endereço esteja em nome do cônjuge, ocorre pela apresentação da Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável.
A CAIXA alerta que, na falta de qualquer um dos documentos acima citados o trabalhador não poderá ser atendido, tendo que providenciar os documentos faltantes, o que resultará em seu retorno para o final da fila de espera;
Caso o trabalhador tenha conta na CAIXA, deve levar também o número e cópia do cartão da conta, para facilitar o crédito.
Esta ampla divulgação com bastante antecedência tem como objetivo facilitar a ida dos trabalhadores às Centrais de Atendimento da CAIXA inibindo falta de documentos ou alguma diferença de procedimentos.
RUAS ATINGIDAS
dados_areas_atingidas subformulário |
||
Bairro |
Logradouro |
Unidades residenciais |
CENTRO |
RUA DOM BOSCO |
DO INICIO ATE Nº 542 |
CENTRO |
RUA PM 44 |
DE Nº 389 ATE O FINAL |
CENTRO |
RUA PADRE SIMÁO MAYCKER |
DO INICIO ATE 129 |
CENTRO |
RUA BENJAMIN CONSTANT |
DO INICIO ATE Nº 550 |
CENTRO |
AVENIDA BRASILIA |
DO INICIO ATE Nº 270 |
CENTRO |
RUA ALFREDO GESKE |
TOTAL |
CENTRO |
RUA ANGELO DEPIN[E |
INICIO ATE Nº 50 |
CENTRO |
RUA AMBROSIO BASSANI |
TOTAL |
CENTRO |
SETE DE ABRIL |
DO INICIO ATE 217 |
CENTRO |
TRAVESSA ZONTA |
TOTAL |
CENTRO |
RUA JACO BADALOTTI |
INICIO ATE Nº 490 |
CENTRO |
BR 470 LADO IMPAR |
DE Nº 061 ATE 1415 |
CENTRO |
R VEREADOR LEOPOLDO SANDRI |
DO INICIO ATE Nº 76 |
CENTRO |
RUA PEDRO POLIDORO |
TOTAL |
CENTRO |
AVENIDA GETULIO VARGAS |
TOTAL |
CENTRO |
RUA JOAQUIM PINTARELLI |
DO Nº 79 AO Nº 169 |
CENTRO |
RUA VERGILIO BEBBER |
TOTAL |
CENTRO |
RUA SETE DE SETEMBRO |
DO INICIO ATE Nº 150 |
CENTRO/ESTACAO |
BR 470 LADO PAR |
DE Nº 2800 ATE 3810 |
CENTRO/TAMANDUA |
RUA UNIAO |
TOTAL |
CENTRO/TAMANDUA |
RUA ANGELO ALBERTI |
TOTAL |
CENTRO/TAMANDUA |
RUA JOAO FINARDI LADO PAR |
DO INICIO ATE Nº 90 |
CENTRO/TAMANDUA |
RUA VER. ALDO VALDIR PINTARELLI |
DO Nº 240 ATE Nº 600 |
CENTRO/TAMANDUA |
RUA TIBURCIO MORI LADO ESQUERDO Nº IMPAR |
TOTAL |
ESTACAO |
RUA MAX REBLIN |
DO Nº 550 AO Nº 750 |
ESTACAO |
RUA AMBROSIO POSSAMAI |
TOTAL |
ESTACAO |
R VEREADOR JOSE MOSER – LADO PAR |
DO Nº 948 AO Nº 1030 |
MONTE ALEGRE |
RUA TIMBO |
DO Nº 279 ATE FINAL |
MONTE ALEGRE |
RUA PADRE NATAL BERTOLDI |
TOTAL |
MONTE ALEGRE |
RUA GREGORIO DEMARCHI |
DO Nº 538 ATE FINAL |
MONTE ALEGRE |
RUA PADRE SOLANO VINCENZI |
TOTAL |
dados_areas_atingidas_RURAL subformulário |
Localidade Rural |
RUA GUARICANAS DO INICIO ATE FINAL |
RUA ADERBAL RAMOS DA SILVA DO Nº 2500 ATE FINAL |
RUA ADERBAL RAMOS DA SILVA DO Nº 1204 AO Nº 1900 |
TIFA WUNSCH NA SUA TOTALIDADE |
RUA ILZE (ILSE) GRANDE DO Nº 1300 ATE FINAL |
RUA INDAIAL DO Nº 6585 ATE Nº 6900 |
RUA INDAIAL DO Nº 874 AO Nº 5700 |
RUA APIUNA I E APIUNA II DO Nº 1208 ATE Nº 1620 |
RUA VEREADOR JOAO POFFO DO INICIO ATE Nº 490 |
RUA SANTA BARBARA OU RIBEIRAO CABRAS TOTALMENTE |
RUA RIBEIRÁO OITENTA NA SUA TOTALIDADE |
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ascurra