Na véspera do Dia Nacional do Livro, nada mais original do que entregar a Brusque uma biblioteca. Mas uma inovadora, ao ar livre, sem bibliotecária, com as obras à disposição do leitor. O Ponto da Leitura é a mais nova iniciativa municipal de incentivo à leitura. A estante com 250 obras iniciais, todas recebidas por doações, fica na Praça Sesquicentenário, dia e noite, com as portas abertas para estimular a imaginação das pessoas.
A curiosidade atraiu imediatamente as crianças para o espaço. A primeira usuária, Maria Clara, de 8 anos, estudante da escola João XXIII, mal esperou o cair do pano inaugural para abrir uma das portas da estante e folhear um livro. "Gostei bastante, agora é mais uma coisa divertida para fazer na praça", avaliou a menina.
Na ocasião, escritores brusquenses contribuíram com doações de obras e o SESC de Brusque presenteou a biblioteca com 16 exemplares.
A escolha do local partiu do princípio democrático de acesso, afinal a Praça Sesquicentenário se tornou o quintal de muitos brusquenses, na qual passam longos momentos de lazer. "A praça já é amada e cuidada pela população, a biblioteca vai contribuir com o conjunto de benefícios que ela oferece. O espaço tem ficado cada vez mais com a cara e a exigência do nosso povo, que é educado, inteligente e zeloso. Esperamos que o cuidado, que já existe, mantenha-se também com essa estrutura", avaliou o prefeito de Brusque, Paulo Eccel.
O sentimento de satisfação com a iniciativa inovadora foi dividido entre os presentes. O vice-prefeito, Evandro de Farias, considerou que "Brusque verá muito mais pessoas felizes a partir de agora, pois nada mais estimulante do que a alegria de ler um livro". A ideia também foi compartilhada pela secretária de Educação do município, Gleusa Luci Fischer. "Que as pessoas possam se deliciar, completar-se e viajar, pois a leitura além de prazerosa é fundamental e nos permite muito", declarou.
A ideia
O projeto é chamado de "Ponto de Leitura" e foi idealizado pelo prefeito Paulo Eccel e pela secretária de Educação, Gleusa Fischer, após o intercâmbio realizado na Alemanha, em maio deste ano. Na ocasião, a comitiva brusquense conheceu de perto o funcionamento das bibliotecas ao ar livre, que são comuns no país, e decidiu implantar o projeto em Brusque.
O Ponto de Leitura é uma biblioteca instalada em lugar de acesso livre, com o objetivo de incentivar o gosto pelos livros. Os frequentadores do espaço público podem ler o acervo no local ou ainda levar emprestado. Eccel destaca que a intenção é levar a proposta para outros bairros da cidade. "Se tivermos livros nas escolas, bibliotecas e praças, certamente nossa cidade será ainda melhor", avalia.
No local há um quadro com as explicações necessárias aos usuários e marcadores de páginas que também irão conter instruções de uso do espaço.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Brusque