Brusque é a terceira melhor cidade do estado para se viver

Brusque é a terceira melhor cidade para se viver em Santa Catarina. O município foi avaliado em um levantamento feito pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, Firjan, que verifica os índices de  desenvolvimento municipal de todas as 5.564 cidades brasileiras em três áreas: Emprego e Renda, Educação e Saúde. No ranking estadual, Brusque ficou atrás apenas de Blumenau e Florianópolis.

A pesquisa é realizada desde 2008 e acompanha a evolução dos municípios brasileiros por meio de resultados da gestão das prefeituras. Os índices mais baixos são classificados como 0 e, os melhores, como 1. De acordo com a pesquisa, Brusque teve pontuação superior a 0,8 em todos os quesitos, sendo classificada como "alto desenvolvimento". Para esta edição foram utilizadas informações referentes a 2009 que, além de garantir a terceira colocação de Brusque no estado, colocaram o município como a 56º melhor cidade do país.

Para o prefeito de Brusque, Paulo Eccel, o bom índice de desenvolvimento da cidade é resultado de uma série de investimentos que vêm sendo aplicados na atenção básica à população e em infraestrutura. Na saúde, por exemplo, foram contratados novos médicos, passando de 22 para 59; ampliada a oferta de medicamentos, que passaram de 95 para 228 itens; além de cinco postos reformados e ampliados, um novo, e até o início de 2012 ainda serão entregues mais dois, sendo que também já estão em fase adiantada a construção e reforma de outros três.

Já na educação, todas as escolas municipais passaram por algum tipo de melhoria, especialmente as que foram atingidas com as chuvas e desmoronamentos de 2008. Dentre as que receberam os maiores investimentos estão a Alexandre Merico, Augusta Dutra e CEI Alberto Pretti, na Limeira; Oscar Maluche, no Steffen; Augusta Knorring, na Cerâmica Reis; e a Ângelo Dognini, no Planalto, que foi reconstruída, transformando-se num modelo na educação municipal. 

Brusque também ganhou destaque pela oferta de tecnologia em sala de aula, sendo uma das 12 cidades catarinenses contempladas com o ProUCA – Programa  Um Computador por Aluno; e pela criação do Centro Municipal de Inclusão Digital – CMID, que oferece cursos gratuitos de capacitação e treinamento em informática.

Com relação à educação infantil, foram criadas quatro novas creches, abrindo mais de mil vagas. A Prefeitura de Brusque também está iniciando mais três pró-infância com 250 vagas cada e inaugurando um novo educandário da Cerâmica Reis, para início das atividades no ano que vem. "Uma revolução na infraestrutura, acompanhada de uma merenda escolar de alta qualidade e da entrega gratuita de uniforme e material escolar para as crianças", destaca Eccel.

Qualidade de vida
Outras áreas que também influenciam na qualidade de vida da comunidade receberam atenção da Administração Municipal nos últimos anos. Além das obras do PAC Macrodrenagem, que compreendem um investimento de mais de R$ 72 milhões em parceria com o Governo Federal, a Prefeitura de Brusque revitalizou praças – como a Sesquicentenário, Cerâmica Reis, Vicente Só, dentre outras – e criou espaços de lazer em diferentes bairros da cidade.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Brusque

Comentar notícia