Educação avalia alunos em fase de alfabetização para o prêmio Professor Alfabetizador

A Secretaria de Educação (Semed) aplica as avaliações diagnósticas do 4º prêmio Professor Alfabetizador na próxima semana, nos dias 22 e 23, nas 50 escolas da rede municipal. O prêmio é dirigido aos docentes que atuam nas classes de alfabetização e tem o objetivo de estimular os professores a atingir as metas propostas pela Semed e pelo Ministério da Educação para o primeiro e segundo anos do ensino fundamental.

 


Para verificar o desempenho dos alunos, a equipe de cerca de 50 profissionais das gerências de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Saúde Escolar da Semed, profissionais do Centro Municipal de Educação Alternativa (Cemea), psicopedagogas, professoras alfabetizadoras itinerantes e profissionais ligados ao projeto Alfabetização e Letramento, orientados pela coordenação de Alfabetização, aplicam as avaliações. Cada uma das 224 turmas em processo de alfabetização será avaliada nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, totalizando mais de 4,6 mil alunos. É importante ressaltar que as crianças com deficiência auditiva contam com um intérprete, as crianças com deficiência visual recebem uma adaptação em Braille e aquelas com baixa visão, recebem uma versão ampliada.

O prêmio Professor Alfabetizador está previsto no artigo 97 do Estatuto do Magistério. É concedido anualmente aos professores que conseguirem um bom desempenho no processo de alfabetização e conhecimento matemático dos alunos. Os educadores que obtêm um índice de 90% de aproveitamento por turma, recebem quinze por cento do vencimento inicial, de 40 horas, do seu nível de habilitação como professor. O valor é pago por cada classe onde o docente apresentar sucesso, no mês de janeiro. A lista dos professores que atingirem as metas é divulgada no site da Prefeitura, no hall da Semed e enviado às escolas, ainda no mês de dezembro.

Confira quais são as metas estabelecidas para os alunos do 1° ano do ensino fundamental:

– Reconhecer sílabas;
– Estabelecer relação entre letras (grafemas) e sons (fonemas);
– Ler palavras formadas por sílabas simples;
– Escrever palavras a partir do nível silábico com valor sonoro convencional;
– Reconhecer números;
– Associar quantidade a sua representação numérica;
– Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo;
– Descobrir padrões e regularidades nas atividades que envolvam sequência;
– Reconhecer e interpretar tabelas e gráficos;
– Resolver situações-problema com adição e subtração;
– Estabelecer relações de semelhanças de forma entre sólidos geométricos e objetos do cotidiano.

Confira quais são as metas estabelecidas para os alunos do 2° ano do ensino fundamental:

– Escrever palavras seguindo as convenções ortográficas;
– Escrever textos, ler e localizar informações explícitas em textos;
– Reconhecer assunto de um texto;
– Identificar a finalidade do texto;
– Reconhecer números;
– Associar quantidade a sua representação numérica;
– Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo;
– Descobrir padrões e regularidades nas atividades que envolvam sequências;
– Reconhecer e interpretar tabelas e gráficos;
– Resolver situações-problema com adição, subtração, multiplicação e divisão;
– Reconhecer e identificar regiões planas e sólidos geométricos.

Acompanhe a evolução do prêmio desde o início da implantação:

2008 – 59% dos professores atingiram as metas propostas;
2009 – 75,44% dos professores atingiram as metas propostas;
2010 – 76,67% dos professores atingiram as metas propostas (nesse ano, a disciplina de matemática foi incluída na avaliação).

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Blumenau

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