A Prefeitura de Indaial através do Departamento da Defesa Civil informa que foram atendidos e cadastrados para a liberação do Fundo de Garante do Tempo de Serviço – FGTS, 1.207 trabalhadores, que foram atingidos pelas enchentes registradas em setembro no Vale do Itajaí.
Indaial foi o primeiro município do Vale à iniciar, com a coordenação da Caixa Econômica Federal, o cadastramento dos trabalhadores. A ação, que teve início no dia 24 de outubro e seguiu pelo período de nove dias, envolvendo dez pessoas.
A direção da Caixa Econômica Federal acredita que mais de R$ 3 milhões serão injetados na economia local, sendo que estão sendo liberados os valores do FGTS para os trabalhadores cadastrados que possuem conta na Caixa. Já para os trabalhadores que não tem conta na Caixa, a entidade está fazendo o processo de abertura de conta e, notificando as pessoas para assinar a documentação. Após o recebimento do cartão os trabalhadores cadastrados poderão sacar os recursos até R$ 5,4 mil por conta de FGTS.
Segundo dados dos profissionais do Departamento da Defesa Civil Municipal, os trabalhos de cadastramento que iniciaram no dia 24 de outubro e seguiram até o dia 28 de outubro, na Rodoviária Municipal, atenderam mais de 600 pessoas, sendo que os demais trabalhadores atingidos foram atendidos, de 31 de outubro a 4 de novembro, no prédio da Prefeitura, devido a necessidade de documentos que precisaram ser assinados pelo prefeito, Sérgio Almir dos Santos, em decorrência da perda de documentos pessoais, desses moradores, durante as enchentes.
Os trabalhos de cadastramento encerraram no dia 4 de novembro, na Prefeitura, em decorrência do encerramento dos prazos estipulados pela Caixa Econômica Federal para fechar o cadastramento das pessoas atingidas.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Indaial