A iniciativa da Câmara de Vereadores de Brusque, em realizar uma audiência pública para estimular discussões e atitudes preventivas no combate a enchentes e desastres naturais, decorridos de intempéries climáticas, ganhou o respaldo de pessoas envolvidas e interessadas em atuar diante do tema. A solicitação do vereador petista Valmir Ludvig surtiu o efeito desejado e durante a tarde desta quarta-feira, 23, o plenário da Câmara acompanhou a apresentação de dados, propostas e conclusões de técnicos e profissionais dos mais diversos segmentos, envolvidos com a questão.
O debate contou cm a presença de representantes de Vidal Ramos, Botuverá, Brusque e Itajaí, cidades diretamente envolvidas com a bacia do Itajaí Mirim. O envolvimento de todos os municípios foi exaltado por Ludvig, que destacou o objetivo principal da audiência de compor alternativas de forma coletiva para trabalhar a questão das enchentes.
O prefeito de Brusque, Paulo Eccel, também reforçou a importância da ação regional. "Dessa forma conseguiremos acabar com o amadorismo no levantamento de informações, ou pelo menos qualificar informações e atitudes diante das precipitações climáticas. Discutindo juntos, alternativas decentes de prevenção diante das tragédias, será possível a redução dos prejuízos gerados aos municípios".
O mestre em engenharia ambiental voltada para recursos hídricos, Júlio César Leão, apresentou uma análise da bacia do Itajaí Mirim, destacando pontos que precisam ser priorizados para que o trabalho de prevenção seja eficiente. Especialmente na área de estudos aprofundados sobre o rio, o palestrante destacou a falta dessas informações, ao contrário da bacia vizinha do rio Itajaí Açu, onde alguns materiais podem ser encontrados para fundamentar análises. Leão apresentou propostas de ação a curto, médio e longo prazo, para o incremento das discussões durante a audiência. E para finalizar sua fala resumiu: "a ciência não explica tudo, a política não resolve sozinha, temos que dar as mãos e trabalhar juntos".
O Diretor da Defesa Civil de Brusque, Evandro de Mello do Amaral, aproveitou para já demonstrar iniciativas que o município está viabilizando na área de prevenção a tragédias, como o fortalecimento dos Núcleos de Defesa Civil nos bairros, os NUDECs, destacou a reestruturação da Comdec, Comissão de Defesa Civil Municipal, lembrou que estão na cidade os técnicos do Serviço Geológico do Brasil, realizando o levantamento de áreas de risco na cidade e ainda o projeto de educação já nas escolas, para que os futuros cidadãos possam crescer conscientes da importância de ações de preservação e prevenção.
O diretor de Prevenção da secretaria de Estado de Defesa Civil, major Émerson Emerim, adiantou sobre a movimentação do governo do Estado em relação à Defesa Civil em Santa Catarina. "A curto prazo já estamos projetando melhorias para barragens, como o aumento de sua capacidade de contenção, incremento nas ações de monitoramento e ainda investimentos para a construção de comportas, ainda em avaliação com a Administração de Itajaí", declarou.
Da audiência ficou estabelecida a criação de um grupo de estudos que dará continuidade aos trabalhos de informações e viabilidade de propostas levantadas durante o debate.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Brusque