Cerca de 170 servidores da Secretaria da Saúde participaram da 2ª Sensibilização no Atendimento de Portadores de DST/HIV/AIDS. O encontro, que foi organizado pelos profissionais do Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST/AIDS da Secretaria da Saúde do município, teve por objetivo o de promover a capacitação dos profissionais para o atendimento nos serviços de saúde, principalmente porque o dia 1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. "Precisamos ter o conhecimento para melhor recebermos os pacientes que nos procuram", salientou o secretário da Saúde, Enilson Erley de Freitas.
No decorrer do evento, foram realizadas quatro palestras que abordaram assuntos relacionados a testagem e aconselhamento no período de pré-natal, turberculose, HIV e sífilis. A prevenção foi o principal foco de todo o trabalho, já que hoje são registrados 200 casos de HIV no município, o dobro se comparado aos índices de 2008. Além disso, o palestrante e infectologista José Carlos P. Galvão reforçou a necessidade de prestar mais atenção aos exames e tratamentos realizados com as gestantes para evitar a contaminação de mãe para filho.
Galvão também chamou a atenção para o tratamento em qualquer faixa etária, já que os índices de morte ainda são elevados no país e há medidas simples para reduzi-los. "Só há morte nos pacientes portadores de HIV que não fazem uso de medicamento ou quando já tem infecção oportunista. É isso que aumenta as estatísticas de morte. Então é importante orientar para que os pacientes utilizem os medicamentos e que a população faça os exames que identificam a doença", salientou o médico.
Assessoria de Comemoração da Prefeitura de Indaial