O calor se aproxima e com ele a preocupação da Prefeitura de Timbó através da Secretaria de Saúde, e dos Agentes de Saúde Pública sobre a prevenção da Dengue em Timbó. No dia 26 de novembro, sábado, a partir das 8h, será realizada uma ação na Praça da Thapyoka com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção ao mosquito. Os profissionais da saúde vão entregar à comunidade folhetos explicativos para estimular quanto às medidas a serem tomadas para evitar a proliferação do mosquito.
O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do Aedes aegypti, um mosquito diurno que se multiplica em depósitos de água parada, acumulada ao ar livre ou dentro dos imóveis. Existem 4 tipos diferentes desse vírus: os sorotipos 1, 2, 3 e 4. Todos podem causar as diferentes formas da doença. Algumas ações podem ser feitas pela comunidade para ajudar a evitar o surgimento do mosquito: Manter latões de água tampados e limpos, assim como poços, filtros e caixas d água; manter as calhas limpas; manter os pneus e sucatas sempre secos e em lugares cobertos; lavar os bebedouros com esponja ou escova uma vez por semana; colocar água sanitária ou outro desinfetante nos ralos, semanalmente; manter baldes e garrafas com a boca virada para baixo, e algumas plantas que retêm água devem estar sempre secas. A mobilização social é imprescindível, é preciso agir de forma coletiva e individual. Se você conhece um local que possui água parada, denuncie, telefone para os agentes no fone 3399-0220 ramal 2224.
Para a coordenadora do Programa de Combate a Dengue Solange Liesemberg o verão é o clima mais apropriado para a criação do Aedes aegypti, por isso é preciso ter mais cuidado com a água parada. "As pessoas costumam deixar vasos vazios e sem furo no cemitério, e isso também pode ocasionar a criação do mosquito da Dengue, porque quando chove acumula água limpa", explica. O principal objetivo do dia D é mostrar a comunidade como funciona o trabalho dos Agentes de Saúde Pública durante as inspeções e quais os procedimentos que devem ser tomados para evitar a criação do mosquito. Atualmente Timbó não possui casos de Dengue. Combater os focos do mosquito transmissor é a única maneira de prevenir a transmissão da doença.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Timbó