Agora é oficial, a partir de hoje o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense será instalado em Brusque. A confirmação ficou acertada após a assinatura da escritura de doação do terreno onde será instalado o campus do IFC. O ato de doação aconteceu na tarde de hoje, 25, no Tabelionato Gevaerd, em Brusque, após o registro das assinaturas do prefeito, Paulo Eccel e do reitor do IFC de Blumenau, Cláudio Adalberto Koller.
A data registra mais um marco histórico na cidade, pois ainstalação do Instituto em Brusque determina uma nova era na educação do município, uma vez que, nunca se viu investimentos federais em educação, tão significativos, quanto os que estão acontecendo.
A área doada, aprovada em sessão extraordinária da Câmara de Vereadores de Brusque, na última quinta-feira, 24, são quatro terrenos no bairro Jardim Maluche.
Durante o ato, o prefeito não poupou agradecimentos a vários atores que foram fundamentais para que o IFC se tornasse realidade. "Foi inegável a atuação de várias pessoas e entidades que acreditaram na importância do projeto e contribuíram para a agilidade nos trâmites, de maneira que a documentação pudesse ser emitida a tempo para a conclusão desse processo".
Eccel agradeceu aos vereadores brusquenses, dizendo que sempre haverá um dedo deles na história do IFC de Brusque, à família Maluche, pela doação dos terrenos à Administração Pública, à Associação de Moradores do Jardim Maluche e Souza Cruz, AMASC, que auxiliou nas conversações, ao Registro de Imóveis e ao Tabelionato Gevaerd, que se empenharam em agilizar a documentação para que a cidade não perdesse essa oportunidade de incrementar a educação do município, à Procuradoria Municipal, que empenhou-se em movimentar a documentação sempre dentro dos aspectos de legalidade e especialmente, ao Governo Federal, por acreditar no potencial da cidade e conceder a instalação do campus.
Enquanto a Administração Municipal já inicia trabalhos de terraplanagem no terreno determinado, os profissionais do IFC encaminham a documentação ao Ministério da Educação, para prosseguir com os trâmites. As informações iniciais, já repassadas ao chefe do executivo municipal, são de que o processo licitatório poderá iniciar em março de 2012 e também o início da construção. Eccel espera que em 2013 as primeiras turmas iniciem as atividades no instituto brusquense.
O IFC Brusque terá capacidade para atender cerca de 1200 estudantes. Os cursos técnicos profissionais serão definidos em audiências públicas com a população e Brusque. "A definição dos cursos não é um pacote fechado do Governo Federal, as qualificações serão escolhidas pela comunidade, de acordo com seus interesses e as realidades regionais do município, o que demonstra ainda mais a transparência nas ações governamentais e a importância que as escolhas da população têm para o novo modelo de gestão pública que se vê no país, nos últimos tempos", finalizou Eccel.