O dia 1º de dezembro é alusivo ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids. E a Prefeitura de Timbó, através da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica abraça a causa. Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Timbó, Grasiele Campregher, a maior parte dos casos de contaminação do vírus HIV acontece pelo não uso do preservativo nas relações sexuais. "As pessoas precisam se conscientizar da importância do uso da camisinha", disse a coordenadora.
Grasiele lembra ainda que os exames podem ser feitos gratuitamente. "Se a pessoa tiver dúvidas, teve relações sem preservativos, utilizou drogas injetáveis e recebeu sangue antes de 1993, a orientação é que faça o teste. Ele pode ser feito das 7h às 18h, sem fechar para o almoço, na sala da Vigilância Epidemiológica, no Cemur. Não é necessária a apresentação de requisição médica, apenas o documento de identidade", explicou Grasiele.
A doença não tem cura e requer um tratamento com medicação de alto custo, porém pode ser tratada gratuitamente pelo SUS. Atualmente Timbó atende 97 pacientes portadores do vírus HIV, das cidades de Rodeio, Rio dos Cedros, Benedito Novo e Doutor Pedrinho.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Timbó