Nome: Robô Jardineiro. Função: Reflorestar. Pode até parecer brincadeira, mas os trabalhos de conclusão dos estudantes que frequentam o Centro Municipal de Inclusão Digital ganham tom de coisa séria quando os alunos aliam as aulas de robótica com a luta pela preservação do meio ambiente. Na manhã desta quarta-feira, 7, o resultado do conteúdo desenvolvido em sala de aula foi apresentado aos professores como forma de encerrar as atividades realizadas no decorrer do ano.
As aulas no CMID tiveram início este ano e são coordenadas pelos professores Fernando Luis Merizio e Gladis da Silva. Na tarefa, cada grupo ficou responsável por montar um robô e criar um cenário em que a tecnologia pudesse ser utilizada para proteger a natureza. Dener Montibeller Klann, 11 anos, conta que sua atividade preferida foi montar o guardião florestal. "Foi muito divertido montar e testar o robô. Acho que é possível usar a tecnologia para ajudar o meio ambiente", conta.
O projeto piloto integra quase 20 alunos que frequentam o 6º ano na EEB José Vieira Côrte em momentos de muito aprendizado e inclusão no mundo digital. Durante as aulas os estudantes utilizam os kits de robótica Lego Mindstorms, simulando ações que podem ser aplicadas na vida real. Fernando explica que o projeto inicial passou por algumas adaptações para atender à realidade da turma. "A oferta de aulas de robótica é algo inédito na cidade. Isso contribui para seu desempenho na escola e abre novas possibilidades para aqueles que quiserem trabalhar nessa área", avalia.
A estudante Luana de Oliveira, 12 anos, concorda. Ela conta que já tinha interesse por tecnologia antes e que, depois de participar das aulas, decidiu que quer trabalhar com robótica. "Essas atividades são muito boas. Gosto muito de montar os robôs e isso tem me ajudado na escola também. Hoje eu tenho mais interesse, principalmente nas aulas de ciências, que é minha matéria preferida", revela a aluna.
A nova turma do CMID volta a se reunir em 2012. O Centro Municipal de Inclusão Digital está instalado na Arena Brusque e é equipado com 20 máquinas, utilizadas pelos alunos, parte administrativa e professores. Os cursos oferecidos são de informática básica e intermediária, uso de redes sociais e robótica educacional. Os interessados em obter mais informações sobre as atividades do Centro podem comparecer na Arena Brusque das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, ou ainda entrar em contato por meio do telefone 3350 7373.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Brusque