Uma ação que estava sendo aguardada com preocupação pela comunidade de Indaial, foi concretizada na manhã do dia 13 de janeiro: a assinatura da autorização de abertura de edital de concorrência pública para construção da escola de Ensino Médio do município de Indaial, no bairro Benedito Central, em Indaial. A assinatura que aconteceu em Florianópolis, no gabinete do secretário de Estado da Educação, Marco Tebaldi, contou com a presença do prefeito de Indaial, Sérgio Almir dos Santos; do secretário regional da Secretaria de Desenvolvimento Regional – SDR de Timbó, Rogério Raul Theiss e da gerente de Educação da SDR de Timbó, Sara Regina Ledra; do presidente do Legislativo de Indaial, vereador José Klock e do secretário de Comunicação, Márcio Antônio Ferrari.
Na ocasião o secretário de Estado da Educação, Marco Tebaldi informou que a assinatura é resultado de convênio firmado com o Ministério da Educação (MEC). De acordo com ele, com estas escolas o estado ampliará o número de vagas, dando oportunidade para que mais jovens tenham acesso à educação. Ainda está em processo de análise a liberação para mais 14 unidades. Tebaldi afirma que o Estado está na expectativa para que até março deste ano, o MEC libere recursos para estas construções.
Além de Indaial, serão construídas escolas de ensino médio nos municípios de: Itajaí, Garopaba, Navegantes, Dionísio Cerqueira, Araquari e Chapecó.
A gerente da Educação da SDR de Timbó, Sara Regina Ledra informou que a proposta da Secretaria de Estado da Educação contempla um projeto arquitetônico padronizado. Todas as unidades terão uma área de cerca de seis mil metros quadrados, onde serão construídas 12 salas de aula, seis laboratórios, auditório, biblioteca, centro esportivo, centro de serviços e convivência, além de outras dependências. Cada unidade escolar terá capacidade para 520 alunos por turno e custará aproximadamente R$ 6,5 milhões.
O projeto para a construção das nove unidades escolares foi totalmente adequado às exigências feitas pelo Ministério, atendendo toda moderna legislação de mobilidade e acessibilidade. Entre as exigências para a liberação da verba estão a garantia de infraestrutura mínima e a comprovação de propriedade do terreno por parte do Governo do Estado.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Indaial