Procon supera 90% de solução entre as reclamações no último semestre

Previsto pelo Código de Defesa do Consumidor, a divulgação da Lista de Reclamação Fundamentada representa uma relação das queixas solucionadas pelo Procon. Nos últimos seis meses de 2011, 94% dos processos que chegaram ao órgão, foram arquivados com solução. Trocando em miúdos, dos 1202 processos arquivados, 1131 foram resolvidas com acordo.

 

Uma das possíveis causas desse aumento seria um estreitamento dos laços entre as empresas e o próprio Procon; assim, elas resolveriam antes de o problema chegar até o órgão. "Existem processos em andamento. Mas o nosso objetivo é conciliar, fazer o acordo entre as partes", afirma o diretor-geral do Procon, Alexandre Caminha.

O ramo de atividade que mais se destaca é a telefonia móvel/fixa. Após ficarem em primeiro lugar na lista de reclamações, caíram para terceiro e quarto lugar, respectivamente. De acordo com o diretor, o Procon cobrou da empresa para que fosse aberta uma loja de atendimento ao consumidor, o que ocasionou uma diminuição de 278% de reclamações já no primeiro semestre de 2011. 

Caminha ainda lembra que, após a sanção da lei municipal 721/2009, o papel do Procon junto a sociedade melhorou bastante. "Primeiro, pois tornou o Procon um órgão atuante, por estar presente, junto a comunidade; e também autuante, pelo fato de ter o poder de multar as empresas".

O arquivo com todos os dados pode ser visualizado na página do Procon: www.blumenau.sc.gov.br/procon, no link "Lista de Reclamações Fundamentada". 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Blumenau

Comentar notícia