Ações de combate ao mosquito da dengue são intensificadas no verão

Um lugar com "sombra e água fresca" é ideal para amenizar o forte calor que tem atingido a região do Vale do Itajaí nos últimos dias, mas também pode servir como foco de reprodução do mosquito da dengue, o Aedes Aegypti. Em função disso, Vigilância Epidemiológica de Brusque está intensificando suas ações de prevenção à doença e de controle do mosquito transmissor, alertando para que a comunidade não baixe a guarda durante o verão.

Atualmente, Brusque não registra nenhum caso da doença e possui apenas um foco que já está sob observação das equipes da Secretaria de Saúde. A bióloga e coordenadora do Programa de Controle da Dengue, Fernanda Lippert, explica que o trabalho de conscientização é permanente e que o monitoramento das espécies de mosquitos é feito por meio de armadilhas distribuídas por todos os bairros da cidade.

A secretária de Saúde, Cida Belli, destaca que os agentes atuam principalmente nos pontos considerados estratégicos para reprodução do mosquito, como sucatas e locais que tenham acúmulo de lixo. A comunidade também pode participar desse trabalho de prevenção utilizando cuidados básicos como evitar a água limpa parada em latas, floreiras, garrafas e pneus.

Atualmente, Santa Catarina é o único estado brasileiro que não registra nenhuma infecção da doença. Todos os casos identificados no estado foram contraídos em outros locais do país. Caso haja suspeita de novos focos, basta entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica por meio do telefone 3355 9248.

SAIBA MAIS

Sintomas da doença
– Febre alta por vários dias seguidos;
– Dores de cabeça, nos olhos, músculos e articulações;
– Manchas avermelhadas por todo corpo e, em alguns casos, sangramento da gengiva e do nariz;
– Falta de apetite, desânimo e muita fraqueza.

O inimigo
Aedes Aegypti é o nome do mosquito inimigo que transmite a dengue. Ele se desenvolve em água parada e limpa. A transmissão ocorre através da picada do mosquito infectado com o vírus da doença. Ele é menor que o mosquito comum e tem listras brancas.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Brusque

Comentar notícia