A Secretaria de Educação (Semed) aplica até nesta sexta-feira, dia 23, a avaliação diagnóstica em cerca de sete mil crianças que frequentam as turmas de pré-escolar, primeiros e segundos anos do ensino fundamental. Parte dos conhecimentos é avaliado por meio de questões escritas, e parte através de entrevista individual, na qual se ouve a leitura, levanta-se conhecimentos a respeito da identificação de números e letras, entre outros. |
Para realizar a avaliação, as crianças com deficiência auditiva contam com um intérprete e as crianças com deficiência visual recebem uma adaptação em Braille. Já aquelas crianças com baixa visão, dispõem de uma versão ampliada da avaliação. A avaliação tem por objetivo realizar um diagnóstico de cada aluno. Esta análise está prevista no projeto "Alfabetização e Letramento: Um Direito de Todos", e acontece três vezes ao ano. O projeto existe desde 2007 e está ligado à coordenação de alfabetização. Conta com 12 professoras alfabetizadoras que visitam e acompanham cerca de 350 classes frequentemente. Por meio desta avaliação é possível saber o que cada criança já sabe sobre leitura, escrita e matemática. Os dados coletados são analisados e organizados em planilhas que serão entregues às escolas. Este procedimento permite a Semed acompanhar a evolução da aprendizagem de cada criança. Além disso, orienta professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares por meio de visitas às escolas, reuniões, formação continuada, criação de material didático e sugestão de leituras. Os resultados coletados entre 2007 e 2011 demonstram que o projeto tem contribuído significativamente para a melhoria da qualidade da educação em Blumenau. O que comprova esta afirmativa é, também, o resultado do prêmio Professor Alfabetizador, já que em 2011, 80,09% dos professores atingiram as metas propostas pela Semed. Em 2008, primeiro ano da realização do prêmio, o número de professores que alcançaram essas metas foi de 59%. Sobre o projeto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Blumenau |