O município de Indaial através da Secretaria de Assistência Social participou no dia 21 de março, da entrega do prêmio do Concurso Nacional de Boas Práticas do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) de 2012 e da solenidade de abertura do 14ª Encontro Nacional do Congemas em Fortaleza, no Ceará.
Neste Concurso Nacional, a Secretaria de Assistência Social, da Prefeitura de Indaial recebeu o troféu e certificação de primeiro lugar entre os municípios de médio porte, através da prática: "Protocolo de Acolhimento de Crianças e Adolescentes". A partir desta premiação, a prática poderá utilizar o "Selo de Boas Práticas do Congemas".
A solenidade contou com a presença da prefeita de Fortaleza, Luizianne de Oliveira Lins; da Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello; do secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Evandro Leitão; da presidente do Congemas, Sérgio Wanderly Silva; da presidente do Coegemas, do Ceará, Maria Elaêne Rodrigues Alves; do presidente da Câmara de Vereadores de Fortaleza, Acrisio Sena; presidente do CNAS, Carlos Ferrari; da Gerente da Fundação Itaú Social, Isabel Cristina Santana; da secretária Nacional de Assistência Social, Denise Colin; da vice-presidente do CEAS do Ceará, Mary Anne Libório de Patrício; e do vice-presidente do CMAS de Fortaleza, André de Menezes Gonçalves.
Segundo a secretária da Assistência Social da Prefeitura de Indaial, Arlete Polidoro, a premiação coloca o município de Indaial como referência nacional, e já vem sendo procurado por prefeituras municipais que apresentaram interesse em implantar a prática em seus municípios. "O objetivo da prática premiada é de organizar no município o processo intersetorial de acolhimento de crianças e adolescentes que sofreram maus tratos e foram afastadas do meio familiar por decisão judicial", explica a secretária ao informar que o protocolo define as atribuições de todos os órgãos envolvidos no processo de acolhimento (Secretaria de Assistência Social, Conselho Tutelar, Poder Judiciário e Ministério Público), bem como as medidas que devem ser tomadas antes de realizar o afastamento familiar, garantindo os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Os órgãos envolvidos participaram ativamente do desenvolvimento do Protocolo, em especial a Juíza de Direito da Infância e Adolescência da Comarca de Indaial, doutora Mônica Pasold.
Representaram o município no evento de entrega da premiação, na cidade de Fortaleza, a secretária da Assistência Social, Arlete Polidoro e a psicóloga do Serviço de Proteção Social de Alta Complexidade, Aline Maiochi Beirão, que receberão a premiação (troféu, certificado e selo) das mãos da Gerente da Fundação Itaú Social, Isabel Cristina Santana.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Indaial