Utilizar as energias renováveis para fomentar o desenvolvimento sustentável. Este é o desafio do Centro de Energia Solar do Ministério de Energias Renováveis da Índia, que há 20 anos atua na pesquisa e avaliação de novas tecnologias na área. Localizado na cidade de Gurgaon, no estado de Haryana, o centro foi um dos primeiros locais visitados pelo prefeito de Brusque, Paulo Eccel, que integra a comitiva catarinense organizada pela Secretaria de Executiva de Relações Institucionais da Assembleia. Na oportunidade, o grupo conheceu projetos como o que utiliza a energia solar para o funcionamento de aparelhos de ar condicionado.
Outro projeto que chamou a atenção da comitiva foi o que utiliza energias renováveis para o resfriamento de câmaras frias. O sistema é mais um dos exemplos da parceria entre governo e iniciativa privada. A estrutura projetada aproveita não só a energia solar, mas também a biomassa produzida a partir de rejeitos agrícolas como casca de arroz e palha de milho para a refrigeração e conservação frutas e verduras. A preocupação não é à toa. Na Índia, pelo menos 30% desses produtos estragam antes de chegar à mesa do consumidor.
Quando não está gerando energia para o resfriamento das câmaras, o equipamento pode ser utilizado para alimentar o sistema de irrigação das plantações, que gera mais alimentos e consequentemente mais biomassa. É um ciclo autosustentável que pode abrir novos horizontes para Santa Catarina num futuro não muito distante.
Ainda durante a visita, Eccel e os demais integrantes da comitiva convidaram os pesquisadores para participar da próxima edição do Sustentar, o Fórum de Energias Renováveis e Consumo Responsável, promovido pela Assembleia Legislativa. Eles também destacaram o interesse do Estado em estabelecer intercâmbio entre estudantes da Índia e de Santa Catarina.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Brusque