Secretaria de Saúde implanta o Portal Transparência no município

Medida pioneira no Brasil, vai permitir que usuários tenham a visualização em tempo real da sua situação na fila de espera de cirurgia na cidade, via consulta internet. Além de um controle pessoal, iniciativa impede qualquer tipo de remanejamento da posição do paciente na fila por terceiros sem autorização expressa de um profissional médico.

 

Nesta quinta-feira, dia 5, a Secretaria de Saúde de Blumenau faz o lançamento do Portal Transparência no site do município. Trata-se de um sistema que vai permitir aos usuários da rede pública de Saúde a consulta, em tempo real, da sua posição na fila de espera pela cirurgia já marcada. Os últimos detalhes da implantação do sistema serão finalizados na manhã desta quinta-feira, entrando em funcionamento no período da tarde.

Com a implantação do sistema na internet, e que pode ser acessado pelo usuário em qualquer computador, Blumenau se torna município pioneiro no país na transparência das informações na rede pública de Saúde. Para o secretário de Saúde, Marcelo Lanzarin, além do avanço significativo que a iniciativa vai trazer tanto ao município e diretamente ao usuário, o sistema vai eliminar definitivamente qualquer tipo de remanejamento sem autorização médica da situação do paciente . 

Ainda de acordo com Marcelo Lanzarin, a partir desta quinta-feira, a Secretaria de Saúde vai inserir gradativamente os dados dos usuários com cirurgias agendadas no sistema. "Por isso, nenhum usuário vai precisar se dirigir à Secretaria de Saúde para receber o protocolo, que é um número de acesso exclusivo ao usuário e que lhe permite acessar às informações. Os pacientes serão chamados gradativamente", avisa o secretário.

Como vai funcionar

O Portal Transparência será implantado na página da Prefeitura. O usuário, após consulta com especialista e quando indicado à realização de cirurgia, é encaminhado ao Serviço de Regulação (Sisreg), que faz o cadastramento. O usuário recebe um número de protocolo, com seu nome completo, cirurgia que será submetido, além da sua posição na fila de espera e o nome do médico especialista.

Com o protocolo, o usuário poderá fazer consultas em tempo real no sistema, bastando digitar o número para ter acesso às informações referentes à sua cirurgia. Segundo Lanzarin, a própria Secretaria de Saúde vai chamar com antecedência os usuários para a realização da cirurgia, incluindo os exames pré-operatórios.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Blumenau

Comentar notícia