Na semana passada, o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), em sua gestão do turismo, representou o Vale Europeu na "14ª Adventure Sports Fair", na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo. Ademir Winkelhaus e Cintia Kaestner Kopsch levaram os roteiros do Circuito Vale Europeu, Cicloturismo e Mochileiros, para o estande do Projeto Viaje.
O evento recebeu mais de 60 mil visitantes entre os dias 18 e 21 de abril. Dentre os principais atrativos para o público estiveram as atividades interativas e a exposição de destinos de aventura. A programação contou ainda com fóruns, palestras de pessoas de destaque no mundo da aventura e o lançamento de novos produtos para o público.
Circuito Vale Europeu
http://www.circuitovaleeuropeu.com.br/
Desde o ano de 2003 os municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó estão juntos no Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) para a gestão do turismo.
CIMVI Turismo – Rua General Osório, 120 – Centro – Timbó (SC)
Contato (47) 3382 6811 – consorciotur@cimvi.sc.gov.br
Cicloturismo
Os roteiros do "Circuito Vale Europeu" já têm fama nacional. O "Circuito Cicloturismo" é o primeiro roteiro no Brasil planejado especialmente para ser percorrido de bicicleta. O trajeto foi traçado para que o usuário fuja das estradas de asfalto, priorizando estradinhas de terra, mais bonitas e tranquilas.
O Circuito tem um total de 300 km, com início e término na cidade de Timbó, em Santa Catarina, passando também por Pomerode, Indaial, Ascurra, Rodeio, Doutor Pedrinho, Rio dos Cedros, Benedito Novo e Apiúna. A viagem no Circuito pode ser planejada e executada por cada viajante da maneira que lhe for mais conveniente, mas são sugeridos sete dias ou mais para que se desfrute o máximo possível do trajeto.
Mochileiro
O "Circuito Mochileiro" percorre 220 km pelas mesmas cidades indicadas aos cicloturistas. São sugeridos nove dias de caminhada para percorrer o caminho completo, em trajetos ricos em detalhes naturais que lembram as cidades da Europa. Traçado para fugir do asfalto e de vias muito movimentadas, pelo menos 75% do circuito está em áreas rurais. O caminhante facilmente faz contato com o dia-a-dia do homem do campo em suas plantações de subsistência.
Viva! Comunicação, notícia tirada do site da Prefeitura de Pomerode