Sedec propõe acordo de cooperação internacional

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) se reúne, nesta segunda-feira, dia 07, com a Câmara Brasil/Alemanha, para discutir a proposta de acordo de cooperação internacional entre Blumenau e Offenburg (cidade do Estado de Baden-Württenberg, Alemanha). A proposta, que será encaminhada por meio de um "protocolo de intenções", pretende fortalecer os laços econômicos (turismo, intercâmbios acadêmicos, negócios, etc…) entre o município blumenauense e o mercado alemão. O encontro terá as presenças de David Colin Morton Bilsland, professor e responsável pela coordenadoria de Relações Internacionais da Furb e Otfried Schnabel, gerente da Câmara de Comércio Brasil/Alemanha.

Sylvio Zimmermann Neto, diretor de desenvolvimento econômico da Sedec, detalha, que o acordo pode render muitos dividendos para ambas as partes. O diretor explica que o "protocolo" é um compromisso que os municípios assumem em promover mútua cooperação. 

Como exemplo das vantagens que Blumenau possa ter com a parceria da cidade irmã – Zimmermann afirma que abre um leque de opções para trocas econômicas, transferência de tecnologia intercâmbio cultural. Além disso, o diretor menciona ainda, que a Universidade Regional de Blumenau (Furb) já mantém acordo de cooperação com a Hochschule Offenburg.

Com a concretização do protocolo, Offenburg vai se tornar a primeira cidade irmã de Blumenau na Alemanha é a primeira fora da América do Sul. Blumenau já tem projetos idênticos com San Carlos de Bariloche, Argentina; Osorno, Chile; Petrópolis (RJ) e Campinas (SP).

Saiba mais

O quê?  Reunião para assinatura de "protocolo de intenções"

Quando: 07/05/12 (segunda-feira)

Onde: Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Horário: 14h

Quem: Sedec, furb e Câmara Brasil/Alemanha

 

O que é

Protocolo de Intenções, que entre si, celebram o município de Blumenau e o de Offenburg, com o objetivo de promover cooperação institucional entre ambas.

 

Objetivos

A) Busca do fortalecimento dos laços de amizade entre os povos;

B) Capacitação e aperfeiçoamento de agentes públicos, políticos e administrativos e servidores públicos em geral, mediante realização de cursos, seminários, congressos, palestras, publicações e outros eventos correlatos;

C) Acordos e programas de ação com a finalidade de promover intercâmbios acadêmicos, culturais e econômicos;

D) Bem como outros projetos de cooperação e atividades em diferentes campos de atuação que venham ser objeto deste Protocolo.


Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Blumenau

Comentar notícia