Um ano após a intensa e calorosa recepção dos alemães da região de Baden-Würtemberg, na Alemanha, a uma comitiva brusquense, foi a vez de Brusque devolver o carinho recebido e receber de braços abertos o grupo que os recebeu durante a viagem. Ao serem recebidos na prefeitura de Brusque, na manhã deste sábado, 9, um breve ato marcou ainda mais o elo de irmandade de nossa cidade com Karlsruhe, quando o prefeito, Paulo Eccel, entregou ao prefeito da co-irmã alemã, Dr. Christoph Schnaudigel, um manifesto de interesse para intercâmbio, com o objetivo de estreitar ainda mais o laço entre as cidades e possibilitar a troca de experiências culturais.
No documento está demonstrada a intenção de Brusque para o aprendizado do alemão e para a troca de experiências em cultura, economia, educação e turismo. Resumidamente o manifesto descreve o interesse em jovens, com idade entre 15 e 17 anos, que ficariam em casas de famílias brusquenses, após específica análise e sob acompanhamento de lideranças municipais. "Hoje ainda vemos a língua como uma barreira entre nossas cidades, pois o uso do idioma alemão não é tão frequente quanto antes. Nossa intenção com isso é que a população, especialmente, mais jovem, fique sensibilizada para que essa tradição renasça", destacou Eccel.
Schnaudigel recebeu com entusiasmo o documento, lembrando que conversas semelhantes já foram realizadas com escolas alemãs, que tem interesse em projetos dessa natureza. Diante de todos se comprometeu em levar para estudos mais aprofundados sobre a dinâmica de viabilização desse projeto, mas assinalou positivamente para o pleito brusquense.
A comitiva alemã está em Santa Catarina para a celebração dos 50 anos de emancipação da cidade de Guabiruba, em função do elo de irmandade que une a cidade vizinha com Karlsdorf-Neuthard. Neste domingo, 10, data do aniversário da ex-filha de Brusque, a comitiva participa da programação organizada pela prefeitura local, iniciando pelo Desfile comemorativo, às 8h30.
Exemplos seguidos
Como alguns membros da comitiva já estiveram em Brusque anteriormente, mudanças na cidade e também na estrutura física da prefeitura foram notadas e elogiadas. O prefeito de Brusque comentou que foram exemplos seguidos e aprendidos com o povo alemão, que valoriza os cuidados com a cidade e com as pessoas que nela vivem. Paulo lembrou ainda que depois do retorno da Alemanha, três enchentes atingiram Brusque no ano passado, e que a cidade ainda está com ações de recuperação dos danos causados. "Para os que vêm a Brusque pela primeira vez, posso dizer que estamos trabalhando bastante para deixar a cidade tão bela quanto os locais que conhecemos e visitamos na Alemanha"
Em seguida, foi explicado ao grupo que à tarde seriam realizadas as caravanas do Orçamento Participativo, um movimento democrático, no qual o povo escolhe as necessidades que devem receber a atenção da administração pública em suas localidades. O chefe do executivo brusquense reforçou que esse processo é uma forma de planejamento que temos muito a agradecer, e ainda a aprender, pelos exemplos das cidades co-irmãs.
E destacando algumas melhorias que Brusque desenvolveu após a experiência na Alemanha, Eccel listou a associação de Brusque à Câmara Brasil-Alemanha; a questão de ir trabalhando regionalmente a questão do destino adequado do lixo na cidade, especialmente, o passível de reciclagem e a instalação da biblioteca ao ar livre, exemplo testemunhado durante a estada em Bruchsal. Além disso, está em andamento a revitalização do Parque das Esculturas, que terá uma nova identidade paisagística, inspirada em jardins visitados no país europeu, assim como a atenção adequada às esculturas de Brusque, herança cultural que também é muito valorizada pelos alemães.
Entre algumas autoridades presentes na comitiva encontram-se o Prefeito de Karlsruhe, Dr. Christoph Schnaudigel, a Prefeita de Bruchsal, Cornelia Petzold-Schick, o Prefeito de Karlsdorf-Neuthard, Sven Weigt, todos chefes de estado que recepcionaram os brusquenses no ano passado. E ainda, o Presidente do Badische Sued Brasilianische (equivalente à Câmara Brasil Alemanha em nosso país), Egon Klefenz, que foi inclusive homenageado pelo Governador do Estado de Santa Catarina, com a maior honraria catarinense, a Medalha Anita Garibaldi, pelos méritos de Klefenz prestado em favor de Santa Catarina como a assinatura de convênios de cidades co-irmãs de Karlsdorf Neutharde, na Alemanha, com Guabiruba, em Santa Catarina, e Karlsruhe com a região de Brusque; no intercâmbio de jovens tanto do Brasil como o inverso; pela parceria na criação da Escola de Alemão na Guabiruba, hoje com 290 alunos e, ainda, na organização de eventos sobre Santa Catarina, na Europa, Klefenz foi fundamental.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Brusque