Maternidade do hospital de Gaspar comemora 42 anos com evento especial

A maternidade Nossa Senhora do Pérpetuo Socorro, do hospital de Gaspar, comemora 42 anos de sua criação no mês de agosto deste ano. Para comemorar a data haverá uma programação especial nesta quarta-feira (8). O evento foi preparado pelo Conselho de Administração do Hospital em parceria com a Acig, secretaria municipal de Saúde e Pastoral da Criança. Inicialmente o evento promoverá uma homenagem para a primeira criança nascida no hospital, hoje com 42 anos, chamada Maria Teresinha Sansão. Na sequência será homenageado também o médico João Spengler, que realizou o parto na ocasião.

Em seguida o conselho pretende promover uma interação entre parturientes e a obstetrícia do hospital. Palestras e orientações com profissionais da saúde estão sendo organizados para o evento, bem como visitas a unidade de saúde para que as gestantes conheçam o ambiente físico da maternidade. O grupo de gestantes será organizado pela secretaria municipal de saúde e Pastoral da Criança, ainda assim, gestantes que não estejam inseridas nestes grupos podem efetuar a inscrição no próprio hospital nesta quarta-feira (8). As interações acontecem no período matutino no horário das 9h às 11h e no período vespertino das 14h às 16h. 

De acordo com dados do Conselho Administrativo do hospital de Gaspar, a maternidade realizou no mês de julho, sessenta partos. Segundo dados da secretaria de saúde do município em torno de 300 gestantes são atendidas hoje na rede municipal de saúde.

Hospital de Gaspar

No ano de 1962 em sistema de mutirão, foram iniciados os trabalhos de construção em um terreno de 4.600 m² doado pelo empresário Sr. José Krauss. No mesmo ano, foi adquirido mais um terreno, de 109.000m², do Sr José Schwartz. No lugar do Sr. Edmundo dos Santos, o então vigário da Paróquia São Pedro Apostolo, Frei Godofredo assumiu a presidência. As portas do hospital foram abertas no dia 18 de maio de 1970, com apenas trinta leitos e cinco funcionários, onde seu corpo clínico era formado pelos médicos, Dr. Mauricio Monnerat (in memória) e Dr. João Spengler. Entretanto, a maternidade passou a funcionar somente no mês agosto.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Gaspar

Comentar notícia