Às 13h30 desta sexta-feira, dia 30, a Comissão Especial de Licitações da Prefeitura fará a abertura dos envelopes com as propostas técnicas das duas empresas habilitadas a participar no processo de licitação do Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Extremos de Blumenau, o AlertaBlu.
O ato público será realizado na sala 25, no 2º andar do prédio central da Prefeitura (Praça Victor Konder, nº 2, Centro). Também poderá ser acompanhado ao vivo via internet por meio do link http://www.blumenau.sc.gov.br/gxpsites/hgxpp001.aspx?1,1,803,O,P,0,,
Concorrem no processo as empresas Codex Remote, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul e Squitter Ambiental, de São José dos Campos, São Paulo. Após a análise das propostas técnicas, o processo de licitação segue com os prazos de recursos dos participantes e com a etapa final de tomada de preços. A expectativa é de que o processo esteja concluído até o final de dezembro e de que o sistema comece a operar parcialmente no primeiro semestre de 2013.
O edital de licitação para implantação do Sistema AlertaBlu foi lançado em 25 de julho deste ano. O sistema, formatado pela Secretaria Municipal de Geologia de Blumenau, com apoio das Secretarias de Orçamento e Gestão e de Defesa Civil, tem como objetivo monitorar as condições meteorológicas e emitir alertas contra eventos naturais de risco para o município, como deslizamentos, com antecedência suficiente para que população e autoridades se mobilizem a fim de evitar ou minimizar danos físicos e humanos.
Como funcionará
O AlertaBlu funcionará 24 horas por dia, 365 dias por ano. O sistema inclui uma rede de sensores para medição dos volumes de chuva e envio dos dados em tempo real, uma estação meteorológica e uma Central de Operações.
Como diferencial dos demais sistemas de alerta existentes no país, o AlertaBlu integrará o "Monitoramento e Alerta" ao "Gerenciamento de Riscos e Desastres" através do desenvolvimento de um Sistema Informatizado de Monitoramento, Alerta e Gerenciamento de Riscos e Desastres (SiAlertaBlu), que será elaborado conforme as necessidades e características do município de Blumenau.
O SiAlertaBlu integrará informações cadastrais e mapas de risco do município com as informações meteorológicas geradas pelo novo sistema. Uma vez que os mapas da Secretaria de Geologia apontam o risco de deslizamento em 35 áreas da cidade, o cruzamento desse levantamento com as informações do monitoramento permitirá ao município identificar situações de risco de forma mais precisa, bem como auxiliar e orientar a tomada de decisões pela Defesa Civil em determinadas localidades.
Com isso, comunidades em áreas de risco poderão ser avisadas com antecedência suficiente para tomar as providências necessárias. As autoridades competentes também poderão se mobilizar com mais rapidez.
Na Central de Operações, atuarão três meteorologistas e seis técnicos. Os dados captados serão recebidos e interpretados para a emissão de previsões ou alertas via website, redes sociais, e-mail e SMS.
Referência utilizada
Para criação do Sistema Alerta Blu, Blumenau se baseou no modelo de gestão e de operação técnica do Sistema Alerta Rio (www.rio.rj.gov.br/alertario), usado pela cidade do Rio de Janeiro desde 1996. O sistema é coordenado pela Fundação Instituto de Geotécnica do município do Rio de Janeiro (GeoRio).
Secretaria Municipal de Comunicação Social de Blumenau.