Prefeitura assume termo de parceria com o Senai para oferta de cursos gratuitos

A Prefeitura assumiu na tarde desta terça-feira (05) um termo de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/SC) para a oferta do curso gratuito de Costura Industrial e Vestuário em Gaspar. Esta é uma oportunidade de qualificação profissional para os munícipes.

O curso será viabilizado por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal, que tem como objetivo ampliar, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio e cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores.

Estiveram presentes na reunião a vice-prefeita Mariluci Deschamps Rosa, a secretária de Desenvolvimento Social Maristela Cizeski, representantes do Senai de Blumenau, Conferência Vicentina, Sine de Gaspar, Desenvolvimento Social, Associação de Micro e Pequenas Empresas de Gaspar (Ampe) e Paróquia São Pedro Apóstolo.

Na oportunidade foram discutidos detalhes quanto à parte legal do convênio e como será o funcionamento do curso. O próximo passo é a formalização da parceria com o Senai para posterior abertura das inscrições e início das aulas.

Sobre a parceria

A gestão e o acompanhamento do curso de Costura Industrial e Vestuário ficará sob a responsabilidade do Senai. Competirá a ele ministrar as aulas, contratar e remunerar os instrutores, fornecer os materiais didáticos necessários, realizar a certificação aos alunos e a manutenção das máquinas e prestar auxílio financeiro quanto ao transporte e à alimentação dos alunos.

Já a Prefeitura de Gaspar disponibilizará o espaço para as aulas e custeará a energia elétrica e outros materiais necessários para a manutenção do local. Em parceria com a Conferência Vicentina e a Paróquia São Pedro Apóstolo, as aulas serão realizadas no Salão Cristo Rei.

Para as aulas práticas do curso, o Governo Federal fez a doação de 35 máquinas de costura.

Sobre o curso

As aulas estão previstas para iniciar dia 19 de março, sendo uma turma no período matutino e outra no vespertino. As turmas serão formadas por 25 alunos e as aulas devem ocorrer de segunda a quinta-feira. O curso tem carga horária de 220 horas.

Para participar é necessário estar cadastrado no CadÚnico, que pode ser feito na Secretaria de Desenvolvimento Social, e ter idade mínima de 16 anos. Não é exigido nível de escolaridade.

Documentos para inscrição no Cadastro Único
* a documentação se refere à família

• Conta de energia elétrica ;
• RG/CPF e Título de Eleitor de todas as pessoas maiores de 18 anos que residam no domicílio;
• Carteira Profissional (de todos os maiores de 18 anos);
• Numero do PIS , PASEP ou NIS;
• Certidão de nascimento de todas as crianças e adolescentes residentes no domicílio e RG, CPF, Título de Eleitor e Carteira de Trabalho (se possuir);
• Certidão de Casamento/nascimento;
• Declaração de frequência escolar da escola ou CDI contendo a série escolar de todos os estudantes do domicílio;
• Para a inclusão no cadastro de crianças e adolescentes que não residam com seus genitores deve-se apresentar Termo de Guarda ou Tutela;
• Comprovante de renda atualizado (caso seja registrado na carteira de trabalho) e/ou comprovante do recebimento de benefícios do INSS.

Diretoria de Comunicação de Gaspar.