Prefeitura vai investir mais de R$ 7 milhões em prevenção com o Alertablu

A Prefeitura de Blumenau inicia, em dois meses, os trabalhos de implantação do Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Extremos de Blumenau (Alertablu), com um investimento próprio de R$ 7.105.646,95. Trata-se se uma rede de comunicação integrada que vai funcionar em tempo real, através de uma central permanente instalada na Prefeitura. A coleta dos dados, que serão obtidos inicialmente pela leitura de estações telemétricas e uma estação meteorológica, será via rádio, com a análise das informações a cada 15 minutos. A meta da Prefeitura é implantar todo o sistema Alertablu até o final de 2017.

Primeiros testes

No início de fevereiro, a Prefeitura recebeu a visita da Empresa Squiitter, vencedora da licitação para a implantação das 16 estações telemétricas em Blumenau, além de uma estação meteorológica. No encontro, foram realizadas visitas em 27 pontos da cidade, como cabeceiras de rios, onde 17 foram selecionados como seguros e adequados à instalação das telemétricas. Segundo o diretor do Sistema de Alerta, César Luiz Dalri, em no máximo 60 dias começam os trabalhos. "A previsão é de iniciar os primeiros testes em 8 meses", diz Dalri.

Além das visitas aos pontos estratégicos, a equipe de profissionais da Empresa Squiitter discutiu ainda sobre as propostas e os trabalhos, que serão implementados no município, com outros setores públicos da Prefeitura, como a Secretaria de Gestão Governamental, além de um contato inicial com o Centro de Operações do Sistema de Alerta da Bacia do Itajai-Açú (Ceops), que funciona junto à Universidade Regional de Blumenau (Furb).

A implantação do sistema de Monitoramento Alertablu vinha sendo analisado pelo Poder Público desde 2010. Para Dalri, a instalação das estações telemétricas integra uma das etapas de todo o processo de implantação. "Após esta fase inicial, vamos concretizar também a formação de uma equipe de monitoramento, desta vez formada por setores da sociedade com relação direta na prevenção e segurança da população, como as Polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiro, por exemplo", explica Dalri.

Secretaria Municipal de Comunicação Social de Blumenau.