Obra da Ponte do Vale segue com fabricação das vigas da superestrutura

Após ter concluído em janeiro a fundação na obra da Ponte do Vale e acessos, a empresa Aterpa M. Martins iniciou este mês a fabricação das vigas longarinas componentes da superestrutura, que interligarão os apoios e sustentarão o pavimento da ponte. Foi construído um conjunto de seis berços especificamente para a produção dessas peças, que terão 40 metros de comprimento e 60 toneladas cada. Das 10 vigas transversais componentes da mesoestrutura que receberão as peças de concreto protendido, quatro já foram executadas.

A concretagem dos pilares também segue sem imprevistos. Até o momento foram concretados 21 pilares, restando apenas seis para o término desse serviço. Metade das pré-lajes está estocada no canteiro e as demais continuam sendo produzidas.

Ao lado do Ginásio João dos Santos, a construção do viaduto de acesso, assim como os outros serviços, continua dentro do prazo previsto. Sua fundação atingiu 70% de execução e sua estrutura se aproxima rapidamente da SC-470.

Ainda neste mês serão iniciados os serviços de terraplenagem na margem esquerda do rio Itajaí-Açu, o que deverá intensificar o trânsito de máquinas e caminhões no local.
No dia 15 de fevereiro ocorreu a sexta vistoria na obra pelos engenheiros da Caixa Econômica Federal, que estiveram acompanhados da Comissão Especial de Fiscalização da Ponte do Vale, composta por engenheiros da Prefeitura.

Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Gaspar.