Blumenau participa de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Doze professoras da rede pública municipal encerram amanhã, 22, a primeira etapa do curso de formação continuada para orientadores de estudo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), desenvolvido pelo Ministério da Educação. Onze professoras estão recebendo a capacitação no município de Fraiburgo e uma delas está em Treze Tílias, ministrando a capacitação junto com os profissionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que é responsável pela formação dos orientadores do Pacto aqui no Estado.

A capacitação iniciou na segunda-feira, 18, e tem carga horária de 40h. Ao longo do ano serão realizadas outras sete etapas de formação, totalizando 200h de capacitação somente em 2013. As formações são apenas um dos eixos do Pacto, que contempla, ainda, a distribuição de materiais didáticos as escolas, bem como realização de avaliações e gestão do Pacto. Este ano as capacitações serão na área de linguagem e em 2014 na de matemática. Os orientadores de estudo, selecionados para atuar junto ao PNAIC, terão, entre as principais atribuições, a função de organizar e ministrar curso de formação de 120h para professores alfabetizadores que atuam nas turmas de 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental, professores de classes multisseriadas, entre outros.

Segundo a coordenadora de Alfabetização da Secretaria de Educação e coordenadora municipal do Pacto, Irene Debarba, "estes orientadores terão o papel fundamental de fomentar e qualificar a formação continuada dos professores alfabetizadores, trabalhando pressupostos teórico-práticos que objetivem garantir a melhoria da qualidade social da educação".

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso assumido pelo Governo Federal, estados e municípios, que visa assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Porém, conforma explica Irene Debarba, Blumenau trabalha com o objetivo de antecipar a meta da União. "No nosso município, daremos continuidade a proposta de alfabetizar todas as crianças até o final do 2° ano. Para os 3° anos, o objetivo é ampliar as competências e habilidades em relação à alfabetização, ao letramento e ao raciocínio lógico matemático".

Blumenau aderiu ao Pacto em 26 de julho de 2012. Aproximadamente 6.700 crianças, das 334 turmas de 1° a 3° das 50 escolas da rede pública municipal, serão beneficiadas. Todas as unidades de ensino fundamental serão contempladas com conjuntos de materiais específicos para alfabetização, como, por exemplo, livros didáticos e respectivos manuais do professor; obras pedagógicas complementares aos livros didáticos e acervos de dicionários de Língua Portuguesa; jogos pedagógicos de apoio à alfabetização; obras de referência, de literatura e de pesquisa e jogos e softwares de apoio à alfabetização.

Todos os professores de 1° a 3° ano poderão participar das capacitações que serão ministradas pelos orientadores de estudos que estão atuando no PNAIC. A expectativa é que essas formações iniciem em março, sendo realizadas mensalmente. Para os orientadores de estudo, está prevista outra capacitação para o mês de abril. Ainda em 2013, o Ministério da Educação publicará um edital informando os critérios de premiação e reconhecimento aos professores, escolas e redes de ensino que mais avançarem na alfabetização das suas crianças. Por ano, serão distribuídos R$ 500 milhões em prêmios.
mais avançarem na alfabetização das suas crianças. Por ano, serão distribuídos R$ 500 milhões em prêmios.

Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura de Blumenau.