Na última semana, sob a coordenação do Centro Municipal de Estudos Pedagógicos (Cemep), diretores e gerentes da Secretaria de Educação (Semed) reuniram-se para discutir a política de formação continuada dos profissionais do magistério da rede pública municipal. Segundo a coordenadora do Cemep, professora Laura Chaves, as decisões devem estar diretamente relacionadas com as metas da educação municipal estabelecidas no início do governo.
A professora destaca que o estabelecimento de metas é uma medida adotada pelos países que deram um salto em educação, como foi o caso da Irlanda e Coréia do Sul. "Hoje, não se pode pensar em avançar sem definir objetivamente o resultado que se espera atingir e as ações necessárias. Esta tem sido a tônica das decisões tomadas pela gestão da educação municipal", afirma Chaves. A formação dos profissionais da educação é entendida como ferramenta importante para o alcance das seguintes metas da Semed: aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 0,5 em 2013; qualificação da gestão escolar por meio de um modelo sistêmico de gestão; unificação do currículo; valorização do professor.
A reunião decidiu que serão planejadas e implantadas formações com conteúdo voltado para as metas e que contemplem, além dos encontros de estudos, formas de acompanhamento e avaliação do impacto destas formações na aprendizagem dos alunos. Isso porque, por orientação da Secretária de Educação, Helenice Luchetta, não pode haver formação pela formação. Estas devem necessariamente impactar na qualidade do ensino. A Secretária também solicitou ao Cemep que busque informações acerca das experiências nacionais e internacionais de sucesso na educação para subsidiar as decisões e ações da educação municipal.
Secretaria Municipal de Comunicação de Blumenau.