O presidente da Ammvi e prefeito de Timbó, Laércio Schuster Junior, juntamente com os prefeitos dos municípios que compõem a AMMVI, estiveram em Florianópolis nesta segunda-feira dia 11/03, às 12:00 horas na Casa D´Agronômica para uma reunião e almoço com o Governador do Estado, Raimundo Colombo.
No almoço participou o Prefeito Rolf Nicolodelli e os demais prefeitos que compõem a Ammvi(14 municípios), juntamente com o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Joares Ponticelli, deputados estaduais Aldo Schneider, Jean Kuhlmann, Ana Paula Lima, Gilmar Knaesel, Ismael dos Santos, Deputado Federal Peninha, o secretário de desenvolvimento regional de Blumenau César Botelho, entre outros, onde discutiram as necessidades da região do Vale do Itajaí e do Médio Vale em especial a segurança pública e o tema da construção de unidade prisional na região.
Na ocasião, o prefeito Rolf Nicolodelli conversou com várias lideranças e ressaltou da necessidade de buscar apoio para as reivindicações dos municípios junto á esfera estadual. O chefe do executivo de Pomerode juntamente com os demais prefeitos pediu ainda detalhes sobre a construção de uma unidade prisional para que possam contribuir com sugestões voltadas às peculiaridades da região. Já o Prefeito de Brusque Paulo Eccel alertou da urgência e preocupação ao fechamento das UTIs do hospital pediátrico e neonatal Santo Antônio que atende toda a região e que é referência na região do Vale do Itajaí e em todo o Estado, onde que solicitou uma atenção especial ao Governador.
A modernização das unidades prisionais do Estado é uma das metas da administração de Colombo. Desde 2011, o governador entregou seis novas unidades prisionais em diversas regiões do Estado; "Estamos fazendo uma mudança completa em todo o nosso sistema prisional do estado. Fizemos um estudo e não há outra solução para o presídio de Blumenau. Temos que construir um novo", explicou Colombo. O Governo do Estado prevê investimentos de R$ 22,3 milhões do Pacto por Santa Catarina para construir a nova penitenciária. "O governo está disposto a construir uma nova unidade prisional no Vale que atenda as demandas da região. Vamos formar um grupo técnico e em parceria com a Ammvi discutir e avaliar a melhor localização para a estrutura" comentou o secretário regional César Botelho.
Os prefeitos da região estão empenhados em contribuir na identificação do melhor local para receber a penitenciária. Porém, defenderam que o município que receber a obra tenha compensações, normalmente na forma de obras de infraestrutura ou em outras iniciativas para a saúde ou educação. Já o presidente da Ammvi explica que antes de escolher qual o município sediará a obra, é necessário fazer em conjunto o estudo técnico e conhecer os impactos e as medidas compensatórias. "Entendemos que a questão não se resume à doação de terreno e construção de presídio, e sim precisamos de informações técnicas para auxiliar na tomada de decisão e garantias efetivas do Estado", salienta Schuster.
Segundo o Prefeito Rolf Nicolodelli é de suma importância promover a aproximação da Ammvi com o Executivo e Legislativo estadual para que possamos firmar parcerias e também contribuir com nossas experiências de gestores nas decisões que refletem nos municípios e principalmente no que diz respeito á segurança pública na região.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pomerode.