Assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao concluir o 3º ano do ensino fundamental. É esse o principal objetivo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, programa do Governo Federal, o qual Guabiruba fará parte a partir deste mês. O lançamento do Pacto no município ocorre na segunda-feira, 18, na Câmara de Vereadores de Guabiruba, às 19h, e irá reunir professores alfabetizadores, diretores das escolas e autoridades.
De acordo com a coordenadora de Inclusão, Carmen Regina Ebele, professora responsável pelo programa em Guabiruba, as ações do Pacto são um conjunto integrado de programas, materiais, referências curriculares e pedagógicas que serão disponibilizadas pelo Ministério da Educação – MEC e que contribuem para a alfabetização e o letramento. "Quatro eixos de atuação constituem o Pacto, sendo eles a formação continuada de professores alfabetizadores; distribuição de materiais didáticos e pedagógicos; avaliações; gestão, controle social e mobilização", explica a professora.
Segundo ela, as orientadoras de estudo e a coordenação, vão gerenciar a formação continuada mensal para aproximadamente 50 professoras alfabetizadoras, com foco nos conhecimentos sobre alfabetização, interdisciplinaridade e inclusão. "Em 2013, o foco do trabalho é a alfabetização e o letramento e, em 2014, a Matemática", afirma.
As professoras Solange Loschner e Gláucia Jeske são as orientadoras de estudo no município. No fim de fevereiro, elas participaram, junto aos formadores da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, de uma formação em Treze Tílias. A capacitação foi uma das etapas a serem cumpridas para Guabiruba aderir ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 47 3350-5292 com a responsável pelo programa, Carmen Regina Ebele.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Guabiruba.