A partir desta semana Brusque passa a contar com uma agenda completa de sustentabilidade urbana e um conjunto de indicadores enriquecido por projetos exemplares desenvolvidos no Brasil e no mundo. As ações em prol do bem-estar e da qualidade de vida da comunidade ganham força com a adesão do município ao programa Cidades Sustentáveis, que prevê a incorporação do tema "sustentabilidade" às políticas públicas da cidade, sempre procurando promover a participação da sociedade civil. A Carta Compromisso, que inclui a cidade no programa, foi assinada pelo prefeito Paulo Eccel na tarde desta sexta-feira, 22, em solenidade realizada no Gabinete.
O Cidades Sustentáveis é composto por cem indicadores, divididos em 12 eixos, utilizados para o diagnóstico da sustentabilidade em áreas urbanas. Eccel destacou que muitas das metas propostas pelo programa já integram o planejamento estratégico da cidade e a adesão ao movimento irá contribuir para que as ações projetadas se concretizem dentro de um novo cronograma, que inclui também a prestação de contas das ações desenvolvidas e dos avanços alcançados por meio de relatórios, revelando a evolução dos indicadores básicos relacionados a cada eixo.
O ato de assinatura da Carta Compromisso contou ainda com a presença de George Winnik, representante do programa. O profissional explicou que a ideia é que os municípios possam se inspirar no que deu certo em outras regiões, adaptando estas práticas às suas condições locais. "Entendemos que são nas cidades que podemos buscar a solução. Nossa proposta não é apenas ambiental, é de um desenvolvimento sustentável como um todo, e a sociedade civil tem papel fundamental nesse processo", avaliou.
Sustentabilidade
Na relação de casos exemplares e referências nacionais e internacionais de excelência abordados pelo programa, estão a experiência de Copenhage, na Dinamarca, onde 55% da população já vai para o trabalho de bicicleta, e a experiência de Los Angeles, nos Estados Unidos, que levou à redução de 62% dos resíduos depositados nos aterros da cidade. O programa foi lançado em agosto do ano passado e apresentado para adesão a todos os candidatos às prefeituras do país, oferecendo metas nas áreas econômica, social, ambiental, cultural e de governança.
O programa Cidades Sustentáveis oferece:
– Plataforma Cidades Sustentáveis, uma agenda para a sustentabilidade das cidades que aborda as diferentes áreas da gestão publica, em 12 eixos temáticos, e incorpora de maneira integrada as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural;
– Indicadores gerais associados aos eixos da plataforma;
– Casos exemplares e referências nacionais e internacionais de excelência para a melhora integrada dos indicadores das cidades.
Secretaria Municipal de Comunicação Social de Brusque.