Prefeitura de Guabiruba firma convênios com hospitais e centros médicos

Com o objetivo de atender o paciente mais próximo de seu município, a Prefeitura de Guabiruba, por meio da Secretaria de Saúde e Assistência Social, tem firmado diferentes parcerias com entidades de saúde do município e da região. Três convênios foram iniciados neste mês, sendo eles com o Centro Médico de Guabiruba, Maternidade e Hospital Evangélico de Brusque – HEM e Hospital Azambuja.

No Centro Médico, o convênio prevê consultas em diferentes especialidades: Otorrinolaringologia (doenças do ouvido, nariz, faringe, laringe, cabeça e pescoço), Dermatologia (pele) e Endocrinologia (trata do conjunto de glândulas responsáveis pelos hormônios). Conforme a secretária de Saúde e Assistência Social, Stela Maris Maccarini Fischer, outras especialidades poderão fazer parte do convênio.

Com a Maternidade e Hospital Evangélico de Brusque – HEM, a parceira prevê realização de cirurgias por meio da Filantropia, procedimento já realizado entre o HEM e a Prefeitura de Brusque, que agora contempla também os guabirubenses. "Serão realizadas cirurgias das mais variadas, como em Ortopedia, Geral e Proctologia", afirma Stela. Ela também ressalta que já foram encaminhados 50 pacientes ao hospital. "A previsão é que em abril iniciem os procedimentos cirúrgicos", declara.

Já com o Hospital Azambuja a parceria é com a densitometria óssea e ressonância. "Esse convênio irá dar vazão às nossas ressonâncias, que somam 50. Assim, o paciente não vai esperar muito tempo e o procedimento é pago pela Secretaria por valor do Sistema Único de Saúde, sendo que o paciente não tem gasto algum", explica a secretária. Outro convênio é com a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) para consultas com pneumologista, urologistas e que contempla algumas cirurgias.

Outras mudanças envolvem as especialidades médicas na rede municipal, que passam a ter pediatra as terças e quintas- feiras, ortopedista e proctologista as quintas, sendo os atendimentos agendados através de encaminhamentos das unidades dos bairros.

Para melhor atender os habitantes do Centro, Pomerânea, rua 10 de Junho, imediações do bairro Imigrante e rua Alois Erthal, a Secretaria disponibilizou na Policlínica um médico para atender das 7h às 8h30, que trabalhará com urgências e agendamentos, auxiliando assim as equipes do Aymoré e Imigrante.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Guabiruba.