O Seminário "Gestão de Risco e Desastre: Construindo Comunidades Seguras", realizado no dia 23 de março, em Guabiruba, reforçou a importância da prevenção e do trabalho dos Núcleos no combate a desastres ambientais, bem como seu papel frente à Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. O encontro, ocorrido no Salão Paroquial Cristo Rei, contou com a participação da comunidade e de autoridades municipais, como do prefeito, Matias Kohler, vice, Valmir Zirke, vereador Felipe E. dos Santos, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, entre outros. O evento foi promovido pela Ação Social Arquidiocesana (ASA).
O integrante da Defesa Civil de Guabiruba, Claudio Correia Junior, explicou o que já foi feito no município em relação ao órgão e aos Nudecs. Apresentou as ações realizadas em 2012 e deixou indicativos dos desafios e da necessidade de novos membros participarem dos Núcleos.
A assistente social da ASA, Simone de Jesus, afirma que o encontro foi assessorado por Marcos Ferreira, psicólogo social e ex- assessor da Proteção e Defesa Civil Nacional. "Foi um momento de avaliação de como se dá os processos participativos no âmbito local e o papel do NUDEC, tanto de frente as comunidades criando medidas protetivas e de participação, quanto de controle social como: a participação em conselhos, fóruns, comitês entre outros", ressalta.
Ela também revela que foi sugerido que a ASA e a Proteção e Defesa Civil local, criem um material para tornar o Núcleo Comunitário de Defesa Civil de Guabiruba referência para demais cidades do Estado. "Também da necessidade deste NUDEC participar das conferências municipais, estaduais e nacionais, previstas para Junho", pontua.
O término do Seminário foi marcado pelo plantio de uma árvore em frente à Ação Social Paroquial.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Guabiruba.