Novo edital de licitação da Oktoberfest é lançado

O novo edital para licitação de cervejarias para a Oktoberfest 2013/2014, lançado na manhã desta terça-feira (02), traz uma série de vantagens em relação ao edital lançado no final de 2012 e que foi suspenso pela nova administração do Parque Vila Germânica. Segundo Ricardo Stodieck, Presidente da Vila, os benefícios vão desde o aumento de qualidade da festa beneficiando diretamente o público presente, até a economia de recursos dos cofres públicos. Responsabilidade social e ambiental não foram esquecidos. "O novo edital aumenta o encargo das cervejarias, o que traz benefícios à qualidade da festa em prol do público". Outra mudança é o período de contrato, que cai de cinco para dois anos.

Stodieck garante que Blumenau ganhará em todos os sentidos: clientes mais satisfeitos, mais conscientização do público e da comunidade, economia do dinheiro público. Ele explica que o edital é de R$ 1 milhão, mesmo valor do anterior, mas os encargos aumentaram. Entre estes encargos está, por exemplo, o investimento em decoração nos três setores da Vila e ainda no Biergarten. Até o passado, a Vila Germânica arcava com os custos de R$ 300 mil do Biergarten e do setor 1, enquanto a cervejaria que ganhava o edital patrocinava a decoração dos setores 2 e 3. Com este novo edital, a cervejaria vencedora patrocinará a decoração de todos os pavilhões, que deve seguir o tema principal estabelecido pela Vila Germânica para as próximas duas edições da Oktoberfest: A Arte da Cerveja. O objetivo, segundo Stodieck, é fazer com que o visitante perceba a evolução do processo produtivo da cerveja em todos os seus aspectos e encantos. Além disso, cada setor deve seguir a linha temática, tendo no setor 1 o tema Cervejarias Antigas, no 2 Cervejarias Modernas, no 3 Inovação Tecnológica e no Biergarten a Agricultura,

Para quem gosta de um bom chope, a Oktoberfest/2013 será especial. Os três setores internos terão cervejas artesanais, chope sem álcool e cerveja premium. A relocação dos pontos de cerveja artesanal já foi negociada com as cervejarias da região. O chopp sem álcool e a cerveja premium (aquele tipo que respeita a lei de pureza alemã) serão encargos da cervejaria que vencer a licitação. "Haverá aumento da qualidade do chope a ser consumido, bem como do número de opções", explica Stodieck. A intenção com esta novo edital é levar para os setores 2 e 3 a mesma qualidade que o público encontrava no Biergarten e setor 1, tradicionalmente os primeiros a lotar, potencializando esta qualidade. "Para esta edição, queremos fazer recorde tanto de sucesso como de qualidade", afirmou o Secretário.

Porém, não é só o aumento da qualidade a novidade deste edital. Ele também prevê investimento das cervejarias em benefícios sociais e ambientais. No setor social, haverá campanha de consumo consciente de álcool, de conscientização para o não-consumo por parte de menores e treinamento dos funcionários de todos os estabelecimentos que exploram bebida e comida na Oktoberfest junto ao Comen e a Vigilância Sanitária. O benefício ambiental virá daqui a dois anos, quando os 7,7 mil metros quadrados de lonas que devem ser utilizadas na decoração, forem recicladas e transformadas em sacolas sustentáveis.

Entre outras vantagens, até mesmo a montagem e desmontagem do Biergarten estará ao encargo da cervejaria que vencer a licitação, sendo que o espaço erguido para a Oktoberfest será aproveitado no evento de Natal e na Sommerfest seguintes. O prefeito Napoleão Bernardes, que assinou o novo edital de licitação, lembra que "com tantos pontos positivos ainda conseguir economizar os recursos públicos, é a prova de que uma gestão eficiente, preocupada em fazer mais com menos, traz resultados práticos para a comunidade", ao dizer que a festa ganhará em qualidade e o blumenauense será beneficiado de várias maneiras.

Secretaria Municipal de Comunicação de Blumenau.