A partir desta segunda-feira, dia 15, os Ambulatórios Gerais (AGs) Garcia e Velha vão funcionar em novo horário, atendendo a população até as 24h. A iniciativa é da Prefeitura através da Secretaria de Saúde, cumprindo uma das propostas de governo elencadas pelo prefeito Napoleão Bernardes junto à população de Blumenau. Com a medida inédita na história da cidade, a população vai contar com atendimento ambulatorial após as 21h e de forma descentralizada, permitindo que o usuário de qualquer região da cidade receba atenção imediata na unidade de Saúde. O novo horário de atendimento será de segunda à sexta-feira, das 7h às 24h. Nos sábados, o atendimento não vai sofrer alteração, sendo realizado das 7h às 13h.
Para a Secretaria de Saúde, Maria Regina de Souza Soar, com a ampliação do atendimento de forma descentralizada após as 21h e encerrando somente às 24h, vai permitir reduzir significativamente a demanda existente nos hospitais da cidade. "Hoje, praticamente 70% dos atendimentos realizados nos hospitais de Blumenau poderiam ser resolvidos junto aos Ambulatórios Gerais", explica Regina. "Além disso, nossa intenção é fazer com que a população se dirija ao Ambulatório Geral antes de procurar os hospitais, salvo os casos em que o procedimento esteja além dos serviços oferecidos pelos AGs", reforça a secretária.
Atendimento permanente
Mesmo com a ampliação do novo horário do atendimento nos dois Ambulatórios Gerais da Velha e Garcia, a Secretaria de Saúde lembra que os serviços prestados são disponibilizados durante todo o dia, com reforço efetivado aos sábados, no período da manhã. Mesmo assim, o objetivo do Poder Público é permitir que, com esta ampliação na prestação de serviço pela rede pública, o usuário seja ainda beneficiado com atendimento médico, contando com profissionais de enfermagem, além da distribuição de medicamentos pela farmácia que também continuará distribuindo remédios à comunidade até às 24h.
Segundo a diretora de Ações em Saúde, Andréa da Silva, é necessário promover uma mudança de comportamento na população, que está habituada a procurar um hospital quando poderia se dirigir ao Ambulatório Geral. "Casos de acidentes e outros fatores que coloquem risco de vida, como mal súbito, são situações que é necessário se dirigir a um hospital. Mas nos outros casos, os procedimentos ambulatoriais são realizados tranquilamente pelas unidades de Saúde, citando entre eles o aparecimentos de febre, diarréia, vômitos, dores diversas e mudança na pressão arterial, por exemplo", diz Andréa.
A Secretaria de Saúde, a partir desta ampliação de horário nesses dois AGs, passa a analisar o comportamento do público e a necessidade desta demanda, visto que o benefício à comunidade necessita de investimentos no setor. "Esperamos realmente que a demanda nos hospitais diminua até as 24 horas", afirma a secretária. Atualmente, Blumenau conta com sete Ambulatórios Gerais, além de 51 unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) que permite à população um total de 62 equipes no atendimento médico na rede pública de Saúde. Além disso, o município disponibiliza mais duas Unidades Avançadas de Saúde (UAS). "Apesar das naturais dificuldades de início de mandato, estamos oferecendo uma melhora significativa no atendimento à saúde a partir de agora, quando completamos 100 dias de gestão", conclui o prefeito Napoleão.
Secretaria Municipal de Comunicação de Blumenau.