A partir desta segunda-feira, dia 15, todas as pessoas com idade acima de 60 anos, gestantes e crianças que ainda não completaram dois anos de vida devem tomar a vacina contra a gripe. A Campanha Nacional de Vacinação vai até dia 26 de abril em Blumenau nos postos de Saúde que possuem sala de vacinação, incluindo os sete ambulatórios gerais. A imunização será realizada no horário de funcionamento de cada unidade.
A imunização também vai contemplar a vacinação dos portadores crônicos não transmissíveis, como os doentes respiratórios, cardíacos, hepáticos e doentes renais, além de diabéticos e obesos. Ainda incluem nestes grupos os transplantados e as pessoas que sofrem de imunossupressão. Somente no ano passado, a Vigilância Epidemiológica, responsável pela coordenação da Campanha na cidade, imunizou um total de 134 mil pessoas.
Nesta semana, a Secretaria de Saúde está trabalhando na distribuição das vacinas nos postos de Saúde. Em Blumenau, a Campanha vai contar com a participação de 46 unidades de Saúde na imunização da população. No sábado, dia 20, será o dia "D" da imunização. Neste dia, todos os postos de Saúde, mesmo aqueles que não contam com sala de vacinação vão trabalhar na vacinação.
Profissionais capacitados
A partir deste ano, a aplicação das vacinas extra muro (imunizações) somente poderão ser efetivadas por profissionais capacitados com curso específico para o trabalho. A decisão é do próprio Ministério da Saúde, através de uma Normativa Conjunta de 2012, estabelecendo novos parâmetros para se aplicar vacinas.
A medida atinge principalmente o setor privado do município. Pela nova resolução do MS, somente poderão funcionar no serviço particular com vacinação extra muro as empresas que possuem sala de vacina licenciada pela Vigilância Sanitária e credenciada ainda pela Vigilância Epidemiológica. Para beneficiar a população com mais profissionais na cidade com autorização para vacinação, a Vigilância Epidemiológica capacitou 15 profissionais da rede privada.
Além disso, a Secretaria de Saúde promoveu um treinamento sobre a gripe H1N1 para aproximadamente 250 profissionais da cidade, entre médicos e enfermeiros da rede pública e privada. A meta foi de ampliar as informações sobre a doença, além de repassar dados atualizados do Governo Federal sobre o problema.
Secretaria Municipal de CoOmunicação de Blumenau.