A Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Blumenau está elaborando projetos para a implantação de novas ciclovias e ciclofaixas no município. As obras estão incluídas no PAC 2, do Governo Federal, com recursos da ordem de R$ 15,5 milhões para implantação de interligações cicloviárias e melhorias nos passeios na região da rua Bahia e também em outras vias como as ruas Itajaí, no Vorstadt, Frederico Jensen, Guilherme Scharf e Gustavo Zimmermann, nas Itoupavas. O prazo de execução é de 36 meses.
As obras fazem parte do Programa de Mobilidade Sustentável de Blumenau, que visa a melhoria e ampliação do sistema de transporte urbano do município. Os recursos devem ser investidos em calçadas e equipamentos de acessibilidade, infraestrutura cicloviária, sinalização, paisagismo e mobiliário. A cidade tem hoje 67 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, distribuídas em vários bairros. A prefeitura quer investir nas condições desse transporte alternativo, que é a bicicleta, criando novas ciclovias e interligando os trechos já existentes, para melhorias na qualidade de vida da população.
Outra meta, reivindicada pelo presidente da Associação Blumenauense Pró Ciclovias (ABC), Thiago Duwe, e demais membros da ABC, em recente visita ao prefeito Napoleão Bernardes, é a instalação de bicicletários na praça da Prefeitura, nos terminais de ônibus, em escolas e outras praças da cidade.
O transporte alternativo é uma maneira de se locomover usando um meio diferente dos mais tradicionais, como a bicicleta, que é usada por ser mais barata, saudável e por uma questão ideológica, já que não agride o meio ambiente e possibilita a prática de atividade física.
A primeira ciclovia
A primeira ciclovia surgiu em 1862, quando a prefeitura de Paris separou uma via específica para bicicletas, para que estas não transitassem junto às carroças e charretes. Atualmente, o planejamento de ciclovias nas cidades baseia-se na ideia de incentivar o uso deste meio de transporte como um meio alternativo de deslocamento e, sobretudo, viabilizar o seu uso dentro dos padrões de segurança viária.
O Brasil possui apenas 600 quilômetros de ciclovias. Número pequeno, se comparado à frota nacional que é hoje de 50 milhões de bicicletas. O Ministério das Cidades, por meio do Programa Brasileiro de Mobilidade Bicicleta Brasil, incentiva, através de financiamentos, o uso da bicicleta como transporte alternativo nas cidades, principalmente para trajetos de até cinco quilômetros. Hoje é incentivada a criação de bicicletários em empresas que, com a iniciativa, conquistam o selo de Ambiente Amigável à Bicicleta.
Secretaria Municipal de Comunicação de Blumenau.