Reunião com entidades municipais discute sobre a Virada Cultural e a Conferência Nacional de Cultura

Reuniram-se nesta segunda-feira (29), na Câmera de Vereadores de Gaspar, vários representantes de entidades municipais para discutir sobre a programação da primeira Virada Cultural no município e a Conferência Nacional de Cultura. Estiveram presentes representantes de corais, do Foto Clube de Gaspar, da banda São Pedro, de algumas associação de moradores e da Conferência Vicentina. Além disso, compareceram professores de artes, alunos e artistas em geral.

A Virada Cultura acontecerá nos dias 08 e 09 de junho e tem por objetivo promover 24 horas de atividades artísticas, contemplando diversos segmentos culturais, como artesanato, artes visuais, cinema, dança, exposições, gastronomia, literatura, música, teatro e workshops. O evento ocorrerá no Salão Cristo Rei.

A programação final do evento será divulgada até 20 de maio, após a organização definir todos os grupos participantes e os horários de cada apresentação.

Já está confirmado para o evento os shows musicais da banda de Gaspar Pirão Catarina e da cantora Mareike Valentin, além da participação dos coros Canção e Vida, Lince, Santa Cecília, e da Escola Barão do Rio Branco, da cidade de Blumenau.

Também se apresentarão os alunos de musicalização da Casa das Oficinas Culturais de Gaspar; o grupo de teatro Da Casa, com o espetáculo "O Traje da Rainha". O Serviço Social do Comércio (Sesc) trará a peça "Rei Lear", assim como a Companhia Carona do Teatro Carlos Gomes. Haverá show da banda municipal de Blumenau.

A Virada ainda contará com exposições de trabalhos produzidos pelos artistas Roy Kellermann, Tadeu Bittecourt, Silvio Zimmermann, Elane Schramm e Sirley Dietrich, além da participação do Grupo Capivara Cultura Rítmica e grupos de capoeira e fanfarra das escolas do município.

Também haverá apresentações de dança e do seu Zeca do Cavaco; uma oficina de grafite ministrada por Alexandre Borges, o "Chamba" e uma oficina de percussão com o professor Ivan Pacheco.

As inscrições para o evento são gratuitas e prosseguem até esta sexta-feira (03). Os artistas e os grupos interessados em integrar a programação da Virada Cultural de Gaspar poderão se inscrever, pessoalmente, no Departamento de Cultura, localizado junto à Fundação Municipal de Esportes (Rua Itajaí, 2300, Poço Grande), no horário das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, ou pelo e-mail viradaculturalgaspar@gmail.com. Mais informações sobre o regulamento e a ficha de inscrição podem ser encontradas no site www.gaspar.sc.gov.br.

A Virada Cultural é uma promoção da Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação e do Departamento de Cultura.

Conferência Nacional de Cultura

Após a reunião sobre a Virada Cultural foi realizada uma Conferência Livre para apresentar o tema e os eixos da 3ª Conferência Nacional de Cultura, que acontecerá em Brasília, de 26 a 29 de novembro. O tema do evento será: "Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura", e os subtemas, todos alinhados com as diretrizes e metas do Plano Nacional de Cultura: implementação do Sistema Nacional de Cultura; produção simbólica e diversidade cultural; cidadania e direitos culturais; e cultura e desenvolvimento.

O governo federal tem incentivado a realização das conferências livres, como forma de ampliar o debate dentro da Conferência Nacional. Essas formas de participação não permitem a eleição de delegados, mas somente o surgimento de propostas e a mobilização da sociedade. Por isso, serão realizadas as Conferências Intermunicipais, que escolherão os delegados que irão participar da etapa nacional. Os representantes de Gaspar participarão da Conferência Intermunicipal que acontecerá em Pomerode, no dia 18 de maio.

Diretoria de Imprensa da Prefeitura de Gaspar.