Na sexta-feira dia 14/06, foi desenvolvido pela Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, uma campanha de conscientização da população de nosso município sobre o combate à violência contra a pessoa idosa. Com o tema "AGREDIR A PESSOA IDOSA É CRIME, DENUNCIE. QUEM NÃO DENUNCIA TAMBÉM AGRIDE", a Secretaria buscou alertar a população para o combate à violência contra pessoas com mais de 60 anos.
Foi elaborado um folheto com o objetivo de chamar a atenção sobre o Estatuto do Idoso, que estabelece em seu artigo 4º: "Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei. Segundo o Estatuto, é crime a violência física, violência psicológica, violência sexual, violência financeira ou econômica, qualquer tipo de negligência e abandono.
Segundo registros da Secretaria, somente no ano passado foram denunciados 343 casos de violência contra idosos de nosso município. Somente este ano, de janeiro a maio, foram registrados 153 casos. É um índice muito alto. Por isso a preocupação da Secretaria em desenvolver campanhas para coibir esse tipo de agressão. Muitas vezes são pessoas indefesas, vulneráveis à pessoas de má índole que agridem por motivos quais quaisquer, na maioria das vezes isso acontece na própria família. Aqueles que deveriam proteger, muitas vezes são os que agridem.
As atividades foram desenvolvidas com uma entrevista na Rádio Pomerode com o Secretário, Sr. Antonio Varela Borges, divulgando a campanha e alertando a população para que denunciem sempre que presenciarem ou souberem de casos de mal tratos à idosos. Também foram distribuídos panfletos na entrada de supermercados, empresas e em várias escolas, com a colaboração efetiva de idosos que participam nos grupos de ginástica nos bairros. Foram distribuídos mais de seis mil folhetos alertando que agredir é crime. Então, DENUNCIE, DISQUE 100.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pomerode.