Iniciou às 8h desta terça-feira, dia 2 de julho, no Himmelblau Palace Hotel, o quarto Seminário de Educação Fiscal, realizado pelas secretarias da Fazenda e de Educação. O encontro reúne profissionais de várias cidades da região para debater as temáticas vivenciadas no cotidiano dos diferentes órgãos da administração pública, abordando temas como a arrecadação e a aplicação dos impostos, o combate à pirataria, os direitos e os deveres dos consumidores, entre outros temas. O seminário segue até 17h30, com uma extensa programação de palestras.
A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito Napoleão Bernardes, que destacou a importância do Programa de Educação Fiscal de Blumenau desenvolvido em 38 escolas e 33 centros de educação infantil. "Mais do que um componente pedagógico que contribui significativamente para o aprendizado das demais disciplinas, este programa é um componente social que contribui na formação de cidadãos comprometidos", afirmou ele. Para a secretária de educação, Helenice Luchetta, o programa é uma ferramenta fundamental na construção de uma sociedade melhor.
Ainda durante a cerimônia, o secretário da Fazenda, Alexandro Fernandes, destacou que o seminário é um momento para discutir os direitos e deveres dos cidadãos que será repassado dentro das salas de aula. "Este é um grande momento que não encerra aqui, pois essas discussões vão para as escolas e centros de educação infantil e vocês podem ter certeza que em longo prazo vamos colher bons frutos", disse ele. Fabiane Lopes Bueno Netto Bessa, diretora regional da Escola de Administração Fazendária do Ministério da Fazenda do Paraná, salientou que as ações desenvolvidas no município contribuem para o despertar da cidadania e para o fortalecimento da educação fiscal.
Já para o delegado adjunto da Receita Federal do Brasil, Edson José Santana da Cruz, a iniciativa não é um programa e sim um projeto para um futuro melhor, onde as crianças aprendem sobre o funcionamento do sistema fiscal brasileiro e assim podem reivindicar os seus direitos e a aplicação correta dos tributos. No período da tarde, a partir das 14h, estão previstas palestras com o secretário da Fazenda, com o coordenador geral do Procon e com um representante do Conselho Estadual de Combate à Pirataria. Além disso, serão feitos relatos de experiências vivenciadas no programa de educação fiscal dos municípios de Timbó e Joinville.
Secretaria Municipal de Comunicação de Blumenau.