O som das gaitas, pandeiros, tambores e violão surgia das barracas e misturava-se com a melodia das seis bandas germânicas que embalaram a diversão dos cem grupos instalados nas imediações da rua Theodoro Debatin, Centro de Guabiruba. A mistura de ritmos, culturas, idades, aliada ao sol e a alegria das pessoas, deram o tom da 9ª Stadtplatzfest (Festa na Praça) no domingo, 28 de julho, dia de rever amigos, reunir a família e brindar à vida.
Na montagem das barracas, não faltou criatividade. Balões, banners, cartazes, fotos dos grupos, decoravam e atraiam olhares. Na gastronomia e na bebida, diversidade. Mesmo o chope e o churrasco predominando, a originalidade nos pratos e nas bebidas surgia à medida que se avançava pela rua Brusque e se conhecia um pouco mais dos grupos da 9ª Stadtplatzfest, evento que neste ano encerrou a programação oficial das comemorações de aniversário dos 51 anos do município.
O encontro iniciou às 10h com o desfile de autoridades, comissão organizadora e bandas alemãs e seguiu até às 17h, aproximadamente. Entre as cerca de 5 mil pessoas que passaram pela Stadtplatzfest, estava o aposentado Olário Lang, de 81 anos, e sua esposa Walburga, 83, rodeados de filhos e netos. Desde a primeira edição da festa, ele esteve presente. "Tá muito bom. Com o tempo mudou, aumentou o pessoal. Tem sempre um ou outro que faz tempo que a gente não vê e aqui se encontra. Encontrei uma pessoa que trabalhou comigo e eu nem conhecia mais", fala o aposentado.
Quem também marca presença na festa todo ano é o grupo Raposas, formado por 13 meninas. "Antes da festa a gente prepara comida, banner, balão, é muito divertido. A gente percebe que aumenta o número de participantes, sempre melhora, mas a essência da festa é a mesma. É boa desde a primeira edição", conta uma das integrantes, Ariane Bolognini.
Para o prefeito de Guabiruba, Matias Kohler, a festa mostra as características do morador do município. "O guabirubense é um povo trabalhador, organizado, que luta, mas que também sabe se confraternizar. Nessa festa, ele acolhe as pessoas que não são da cidade e se integra e confraterniza entre si. É um momento que merece ser comemorado e temos certeza de que cada ano a Stadtplatzfest será melhor".
Assessora de imprensa da prefeitura de Guabiruba.