Com o objetivo de melhorar o atendimento na área da Saúde, uma das prioridades na gestão do prefeito José Luiz Colombi (Nene), Botuverá aderiu a programas federais que trarão mais recursos para a cidade.
A secretária de Saúde, Edileuza Pavesi, explica que as adesões exigem o cumprimento de metas e programas que demandam investimentos, mas que os benefícios à população e o direcionamento de recursos compensam. "Os desafios são grandes e as adesões foram feitas nos últimos quatro meses, é um período muito pequeno para observar mudanças, mas, com certeza, elas ocorrerão".
Algumas das adesões realizadas este ano foram: ao PMAQ (Programa de Melhoria da Qualidade da Atenção Básica), ao Programa Saúde na Escola e ao Rede Cegonha. Dentro do PMAQ, por exemplo, a Secretaria de Saúde investirá na identificação de usuários de tabaco que queiram realizar tratamento medicamentoso para interromper o uso do cigarro. "Se o programa é seguido e os procedimentos são executados adequadamente, o município receberá ainda mais recursos para esse e outros projetos", afirma Edileuza.
O Programa Saúde na Escola consiste em firmar parcerias entre as áreas de Saúde e Educação para a realização de palestras, avaliações de saúde e encaminhamentos para especialistas. Já o Rede Cegonha qualifica o atendimento a gestantes, recém-nascidos e crianças de até dois anos. "O programa já existia em Botuverá e agora será fortalecido para a garantia de consultas e exames, e de um acompanhamento mais próximo para a mãe e seu bebê", explica Edileuza.
Além do acompanhamento mais eficaz às gestantes, novas adesões garantirão atendimento mais adequado a grupos prioritários, como idosos e deficientes.
Com todas essas ações, Edileuza conta que o principal objetivo é prestar atendimentos com resolutividade à população. "As pessoas precisam vir à unidade de saúde e conseguirem resolver seu problema de forma rápida e definitiva, para que não tenham que retornar várias outras vezes. Isso exige uma mudança de postura da população e dos profissionais".
Assessoria de imprensa da prefeitura de Botuverá.