"O recreio escolar é um atraso. É uma perda de tempo. Lugar de criança é na sala de aula aprendendo os conteúdos necessários para melhorarmos os nossos índices. Chega de recreio. O recreio escolar tem que acabar". A frase é do senador Armando Cola e Mela, personagem do curta-metragem O Fim do Recreio (2012), dirigido por Vinicius Mazzon e Nélio Spréa, que é sucesso entre os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, que até outubro participam na Fundação Cultural de Guabiruba do 3º Circuito Estadual de Cinema Infantil.
Os alunos guabirubenses compartilham da indignação dos colegas do filme com a lei que pretende acabar com o recreio. A argumentação do senador é melhorar a qualidade da educação. São 17 minutos de vibrantes brincadeiras infantis e luta pela continuação do intervalo escolar. A história é uma das aproximadamente 20 que fazem parte do Circuito. Cada turma assiste quatro com direito a pipoca no intervalo. No fim, os alunos discutem o filme. O debate é coordenado pela professora de arte e educadora Jenifer Schlindwein.
Fábio Eduardo Voss, nove anos, frequenta a Escola Estadual Vadislau Schmitt, bairro Imigrantes, e gosta de cinema. "Já fui várias vezes, mas não tinha visto nenhum desses filmes. Gostei bastante, teve um que o homem entrava no guarda-roupa e imaginava que ia com o neto para todos os cantos do mundo: China, Floresta Tropical", relata.
A secretária da escola de Fábio, Francine de Mello, conta que a expectativa entre a turma antes de ir para a Fundação é grande. "Algumas não conhecem cinema e essa é uma atividade nova. Foi a primeira saída da escola que a turma fez, então eles estavam bem ansiosos. Ninguém faltou à aula hoje", fala a secretária.
De acordo com o superintendente da Fundação Cultural, Gilmar José Celva, a atividade se estende na sala de aula. "Eles voltam pra as escolas e escrevem ou desenham, dependendo da idade, algo que expresse os sentimentos deles em relação aos filmes. As cartas e desenhos são recolhidos e enviamos para os alunos das escolas que ainda não participaram do Circuito com o intuito de aumentarmos a curiosidade e o entusiasmo daqueles que ainda não vieram para a Fundação", afirma Celva.
A expectativa é que todas as escolas da rede municipal de ensino do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental sejam contempladas. Mais informações pelo telefone 47 3396-6991.
Assessora de Imprensa da prefeitura de Guabiruba.