O futuro de Brusque será construído com a participação da comunidade. E para garantir que todos tenham vez e voz no planejamento do município, a Prefeitura de Brusque lança nesta quinta-feira, 22, o Congresso da Cidade. A intenção é promover uma série de debates públicos para pactuar uma visão de futuro para o município, planejando a cidade até 2030. O lançamento do evento acontece às 19h, no anfiteatro do CESCB, e toda a população é convidada a participar.
Planejamento urbano, desenvolvimento sustentável, financiamento da cidade, cidadania e desenvolvimento social são alguns dos temas que irão nortear as discussões ao longo dos próximos meses. O ciclo de debates começa em setembro e segue até o mês de março de 2014. Após o período, uma grande assembleia municipal, composta por representantes eleitos em cada reunião regional, irá consolidar as propostas de crescimento para a cidade.
O chefe de Gabinete, Cedenir Simon, explica que o Congresso da Cidade visa definir junto a população quais os próximos passos a serem dados, tendo como base informações e previsões de crescimento do município. "A Prefeitura deve ser indutora do planejamento a médio e longo prazo, observando as potencialidades e definindo quais ações estruturais são necessárias para garantir o crescimento sustentável", acrescenta.
Os eventos preparatórios e pré-congressos que passam a ser realizados nos próximos meses irão discutir os temas e subtemas distribuídos em cada eixo. Cada tópico será coordenado por um representantes do governo e por um representantes da sociedade civil, indicado pelo conselho ao qual o tema representa. Também serão realizados pré-congressos virtuais por meio do blog http://www.congressodacidadebrusque.wordpress.com/, que debaterão e apresentarão propostas aos encontros presenciais, mas não elegerão delegados.
Confira abaixo os três eixos temáticos e seus subtemas.
Eixos temáticos
1 – Planejamento urbano e sustentável
Habitação e regularização fundiária
Saneamento
Trânsito, mobilidade e acessibilidade
Planejamento do uso do solo
Prevenção a desastres
2 – Desenvolvimento sustentável e financiamento da cidade
Indústria
Comércio
Serviços
Inovação e tecnologia
Economia solidária e criativa
3 – Cidadania e desenvolvimento social
Idosos
Juventude
Criança e adolescente
Mulheres
Pessoas com deficiência
Educação
Saúde
Segurança
Assistência social
Gestão democrática
Cultura
Esporte
Diversidade
Servidor público
Associativismo civil
Secretaria municipal de Comunicação Social de Brusque.