A Arte da Cerveja é o tema da decoração da 30ª Oktoberfest

Faltando 14 dias para o início da 30ª Oktoberfest, o clima na Vila Germânica é de concentração, trabalho e muita expectativa. A inédita praça de alimentação da festa, que acontece de 3 e 20 de outubro, no Parque Vila Germânica, já está sendo construída em frente ao Biergarten, que também está sendo erguido. Os setores do Parque estão recebendo uma decoração que promete fazer jus à comemoração que os 30 anos da maior festa alemã brasileira merecem. A Arte da Cerveja é o tema que inspira a história e a cultura que os tetos e as paredes irão contar.

A Brahma, cervejaria oficial da festa, de acordo com as definições do edital de licitação proposto pela Secretaria de Turismo e pelo Parque Vila Germânica, é a responsável pela decoração. A AB InBev, que acompanha a festa blumenauense desde sua primeira edição, está enviando uma equipe de decoradores preparada para montar cenários que contarão a história da cerveja desde o plantio de seu ingrediente base. Os visitantes serão transportados dos campos de cevada milenares ao seu processo contemporâneo de fabricação. Bastará caminhar do Biergarten, passando pelos Setores 1 e 2. No Setor 3 o visitante chega, finalmente, em Blumenau.

Biergarten, a agricultura cervejeira no jardim da cerveja

O ambiente do Biergarten, o tradicional Jardim da Cerveja, será todo decorado com elementos da agricultura cervejeira e a cor predominante será o verde. Elementos das matérias primas do processo produtivo da cerveja enfeitarão os canteiros que estarão sobre cercas de madeira, que combinam o melhor do estilo rústico e germânico. Como todo belo jardim, o Biergarten será adornado com flores que deixarão o espaço mais colorido e provocará a sensação de aconchego que apenas as paisagens bucólicas conseguem proporcionar.
Neste ano, o Biergarten recebe guirlandas na decoração de seu teto, o que raramente é feito neste espaço da Oktoberfest. Esse adereço também não fugirá do mote do ambiente e ganhará volume, com reproduções de plantas verdes pendentes. Os pontos de alimentação e bebida seguem a linha rústica, que remete à área agrícola. O setor contará também com uma área com bancos e mesas e outra para que o visitante possa dançar e assistir aos shows, em frente ao palco, que vem decorado de acordo com o restante do ambiente.

Setor 1, o retorno às primeiras cervejarias

A decoração do Setor 1, assim como dos outros setores, foi baseada na decoração da Oktoberfest de Munique. Mantendo o tema proposto para a festa, o da exploração cultural e produtiva da cerveja, o setor 1 será destinado à valorização histórica do antigo processo industrial de produção da cerveja. Retratando as primeiras cervejarias, os pontos de venda do espaço serão revestidos com imagens de tijolos à vista e madeira não tratada; imitarão bares e restaurantes antigos, em estruturas que reproduzem a arquitetura típica germânica.

As paredes do pavilhão serão forradas por lonas, com imagens impressas que reproduzirão um ambiente que, segundo os desenvolvedores do projeto de decoração, será uma surpresa especial para o visitante. A decoração de teto será bastante rica e muito trabalhada e segue a mesma paleta de cores dos outros elementos do ambiente. São extensões de tecido TNT, anti-chamas, recortados verticalmente em fitilhos, que dão impressão de volume e movimento. As guirlandas estarão também presentes.

Setor 2, Bauhaus, modernidade e cores fortes

A contemporaneidade do estilo da escola de design, artes plásticas e arquitetura originada na Alemanha e muito difundida na Europa, o Bauhaus, invade o setor 2. Linhas retas e muita cor estão presentes. A decoração é uma evolução do mote do setor 1, trazendo esta linha do tempo para o momento atual. Este pavilhão refletirá as fábricas e o processo produtivo da cerveja mais moderno. A inspiração vem de imagens de fábricas atuais e de seus equipamentos.

A cerveja, seus diversos tipos de cores e movimentos serão evidenciados nos painéis que cobrem as paredes. A partir deste momento da cenografia, a fabricação da cerveja ganha força visual e valoriza o conceito artesanal com modernidade e o processo produtivo de cervejas tipo Premium. Os pontos de venda recebem estrutura robusta e, assim como o teto, serão coloridos por tons fortes e impactantes. Será um dos setores mais coloridos da Vila Germânica.

Setor 3, um viva a Blumenau e à Oktoberfest

O setor 3 prestará homenagem aos 30 anos da Oktoberfest Blumenau e à cidade. As cores vermelho e branco dominarão o ambiente, indo da decoração do teto aos pontos de venda. O teto recebe também os tecidos recortados em fitilhos, acompanhados de guirlandas marcantes e belíssimas. Os pontos de venda reproduzirão a arquitetura de Blumenau e as paredes do pavilhão serão forradas com painéis que homenagearão os principais pontos da cidade.

A nova Praça de Alimentação foi inspirada nos biergartens alemães

A nova praça de alimentação da Oktoberfest é um espaço aberto, na área externa dos pavilhões, coberto por uma grande tenda. Os pontos de alimentação e bebida são inspirados e reproduzem o estilo enxaimel impresso em algumas edificações de Blumenau. A mobília deste ambiente é diferenciada, fugindo do comumente usado em praças de alimentação e serão semelhantes àquelas usadas nos biergartens da festa homônima alemã. A 30ª Oktoberfest Blumenau será, realmente, um espetáculo.

Secretaria municipal de Comunicação Social de Blumenau.