Saúde de Gaspar tem trabalhos aprovados no Encontro Macrorregional da Estratégia Saúde da Família

Dois trabalhos realizados pelas equipes da Secretaria de Saúde de Gaspar foram aprovados para serem apresentados no Encontro Macrorregional da Estratégia Saúde da Família. O evento ocorrerá no dia 24 de outubro, em Timbó, e envolverá os municípios do Vale do Itajaí.

No total foram inscritos 32 trabalhos elaborados pelas equipes de saúde dos municípios do Vale do Itajaí. Destes, onze foram selecionados, sendo que dois são da Secretaria de Saúde de Gaspar: um é referente aos Conselhos Locais de Saúde e o outro trata da Saúde Mental na Atenção Básica. As equipes de Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e de Estratégia Saúde da Família do Bela Vista apresentarão as experiências locais no Encontro Macrorregional.

A elaboração dos trabalhos tem como objetivo fortalecer a Política Nacional de Atenção Básica como eixo estruturante das Redes de Atenção à Saúde; promover a reflexão sobre Atenção Básica à Saúde por meio da troca de experiências e identificar, divulgar e premiar experiências que contribuam para o fortalecimento da Atenção Básica/Saúde da Família.

Participação e Controle Social

Um dos trabalhos elaborados pela Saúde de Gaspar corresponde ao eixo temático "Participação e Controle Social", ao qual foi proposta uma experiência com os Conselhos Locais de Saúde. O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) iniciou em março de 2012 a elaboração de um plano de ação para incentivar os profissionais de saúde a estimularem a comunidade na participação e controle social por meio dos Conselhos Locais de Saúde (CLSs), compostos por profissionais de saúde da equipe e usuários pertencentes ao território adstrito.

A primeira ação foi fortalecer o Conselho Local de Saúde existente nas Estratégias Saúde da Família do Bela Vista e Jardim Primavera. Com a efetivação do Conselho Local, o Núcleo de Apoio partiu para ações de fomentação e capacitação para as demais unidades de ESF. Compreendendo as potencialidades e limitações deste processo de fomentação da ação coletiva, o Nasf organizou-se para trabalhar com a equipe de ESF e a comunidade desta forma: da sensibilização e incentivo das pessoas à formação do Conselho Local de Saúde e desta até o momento em que identificassem o fortalecimento do Conselho Local, respeitando a capacidade deste de tornar-se suficiente para o desempenho não só da participação social efetiva, mas de ações de controle social.

Saúde Mental na Atenção Básica

O outro trabalho selecionado foi o de Saúde Mental na Atenção Básica – Grupo Superação, realizado pelo ESF Bela Vista e pertencente ao eixo temático "Processo de Trabalho ESF – Promoção de Saúde".

Observou-se na comunidade da área de abrangência um número expressivo de usuários crônicos de medicações antidepressivas, ansiolíticas e antipsicóticas. Decidiu-se, então, formar um grupo terapêutico e de apoio para que essa população pudesse reduzir ou cessar por completo o uso desses remédios. O objetivo é o desmame precoce da medicação para emprego de ações de promoção de saúde, o que promoverá impacto positivo na saúde física, social e mental dessa população além de acarretar melhor qualidade de vida.

Os trabalhos com os Conselhos Locais de Saúde e o de Saúde Mental são ações permanentes nestas comunidades.

Diretoria de Comunicação Social da prefeitura de Gaspar.