Neste domingo, dia 22 de setembro, a Defesa Civil de Rodeio foi acionada logo cedo para verificar áreas de risco e pequenos desmoronamentos. A chuva forte caiu por toda o dia alagando vários pontos da cidade. Uma equipe da defesa civil liderada pelo presidente Cristiano Ribeiro Gomes e o prefeito Paulo Roberto Weiss seguiu pela cidade para atender a comunidade.
Na prefeitura, uma equipe permaneceu de plantão durante todo o dia para atender os pedidos da população e passar as informações. Alguns moradores dos bairros Nova Brasília, Rio Morto, Glória, Diamante, Vila Santo Antônio no centro, pequenas ocorrências no bairro Gávea; Rodeio 32, Rodeio 12, Kaspereit e Rodeio 50, foram atingidos pela água, que invandiu ruas, casas e comércio.
Atualmente o município possui dois abrigos com cerca de 10 famílias. Um deles situado no Salão da Comunidade do Bairro Rodeio 12, e outro na Vila Italiana, no centro. A prefeitura juntamente com voluntários da comunidade levou os pertences das famílias em área de risco. Todos receberam orientações da defesa Civil. "Atendemos vários chamados durante o dia. E diante de cada situação passamos orientações, principalmente para as famílias que já haviam passado pela mesma situação. O melhor é tirar os pertences da casa enquanto é tempo, para evitar que as pessoas sejam pegas de surpresa e percam tudo", disse Cristiano.
No bairro Rio Morto, uma ponte de madeira não aguentou a correnteza da água e se partiu, e teve que ser amarrada pelos moradores. No bairro também foi registrado um deslizamento de terra. As aulas da rede municipal e estadual foram suspensas nesta segunda-feira para garantir a segurança dos alunos. Máquinas da prefeitura passaram o dia nas ruas para ajudar a desentupir os bueiros e abrir espaço para vazão da água.
O vice-prefeito Valcir Ferrari passou o dia nos bairros Rodeio 12 e 32 auxiliando a comunidade, e no fim do dia, também retirou os pertences de sua casa, que estava ameaçada pela quantidade de água.
"Hoje foi um dia de muito trabalho, mas conseguimos atender toda comunidade. Tivemos dificuldade em alguns pontos onde a passagem foi fechada pela água. Agradecemos a defesa civil, e equipe de servidores da prefeitura que estavam no plantão atendendo a comunidade, e os que estavam nos caminhões e máquinas pela cidade. Agradecemos também toda comunidade que com espírito de solidariedade, ajudou o próximo. Estamos em alerta, e vamos continuar monitorando a cidade", disse o prefeito.
Nesta segunda-feira, dia 23, a defesa civil e a equipe da administração farão uma reunião para decidir se será decretado estado de emergência para a cidade.
Para mais informações ligue 8808-4100 com Presidente da Defesa Civil de Rodeio Cristiano Ribeiro Gomes.
Assessoria de Comunicação Social da prefeitura de Rodeio.