Depois da reunião do Grupo de Ação Coordenada (GRAC), que aconteceu no início desta manhã, o prefeito Napoleão Bernardes realizou visitas e começou a organizar uma força-tarefa para ajudar na recuperação de Blumenau o mais rápido possível. Por volta das 10h, ao lado do Secretário de Obras e de Serviços Urbanos, Paulo França, e de alguns servidores das Secretarias, Napoleão discutiu o planejamento da limpeza das vias da cidade, que funcionará conforme as águas do rio Itajaí-Açu baixarem. Nesta noite, às 19h, o GRAC deve se reuniur novamente, para definir as próximas e fundamentais ações a serem tomadas.
Logo em seguida, o prefeito esteve na Paróquia Luterana da Velha, que serviu de abrigo para, no total, 40 pessoas. Durante a visita, ainda estavam no local 24 pessoas, que deveriam retornar às suas residências em breve. Um delas era Vilson Noronha, de 21 anos, que chegou ao abrigo na noite deste domingo, dia 22, junto de outros cinco familiares. Noronha ressaltou a agilidade no serviço prestado à população blumenauense, dizendo ainda que o trabalho pró-ativo da prefeitura de orientar e informar à população antes da enchente garantiu que ele pudesse retirar seus pertences essenciais além de poder manter a segurança de sua família.
Quem também estava na Paróquia Luterana da Velha durante a visita de Napoleão era a senhora Celina Chaves Abdel, de 88 anos, que chegou ao abrigo no domingo de manhã. Ela foi levada até o local com a ação das Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social, que organizaram uma verdadeira força-tarefa para acompanhar a remoção de Celina, que sofre de paralisia. Todo o trabalho foi acompanhado por médicos, e agradecido pela senhora.
Napoleão finalizou o roteiro da visita no Ambulatório Geral (AG) da Velha, onde conversou com pacientes e funcionários, e também agradeceu o empenho dos servidores que se desdobraram durante o período mais crítico de enchente. Nesta tarde, todos os sete AGs de Blumenau já normalizaram o atendimento. As Unidades Estratégia Saúde da Família (ESFs), voltam a atender à população a partir desta terça-feira, dia 24.
Secretaria municipal de Comunicação Social de Blumenau.